A SOCIEDADE COBRA É O CACETE!
Antes de começar, quero dizer que esse vai ser o meu último post esse mês. É que agora eu vou ter provas na faculdade. Mas eu volto no dia 01 de Junho, com a enquete nova.
Bom, hoje eu vou tentar derrubar mais um mito homofóbico... Vamos lá:
Uma coisa que a gente ouve de vez em quando é que é difícil ser gay porque a sociedade cobra que a gente seja hétero... É mesmo, é?rs A sociedade cobra?! Ou seriam indivíduos específicos que cobram? Vamos ver isso mais de perto.
Pra começar, podemos pensar na própria infância. Eu sei que ser gay vai contra vários sonhos que a pessoa tinha desde criança... Mas algum ser humano (seja ele homossexual, bissexual ou heterossexual) conseguiu realizar todos os sonhos que tinha desde criança? Pensem nisso!
Também tem sempre a questão familiar: em 99% das vezes (ou até mais do que isso rs), não era isso que a família da pessoa queria pra ela. Acho que isso não é novidade pra ninguém, né? Mas algum ser humano (a mesma coisa, seja ele gay, bi ou hétero) consegue ser 100% do jeito que a família queria? Eu nunca vi! Então, nesse ponto, pelo menos, eu não diria que os gays são exceções.
Se você já refletiu sobre isso, já deu o 1º passo, que é começar a se livrar do preconceito que você tem contra você mesmo por ser gay. E que, às vezes, é muito mais forte do que o preconceito que os outros têm contra você. A gente vê inclusive que tem homossexuais que não suportam ser chamados de “gays”! Aí dizem frases do tipo:
“Eu não sou gay. Eu sinto tesão por homem, me relaciono com homem, mas não sou gay.”
Ou então, é assim:
“Eu sou gay, mas sou diferente das aberrações que tem por aí. Os outros gays são aberrações, mas eu sou diferente.”
Com certeza, vocês já ouviram frases desse tipo. E ditas por GAYS, né? Pois isso são frases de uma pessoa que tem preconceito contra ela mesma. E aí precisa se autoafirmar o tempo todo, precisa repetir o tempo todo pra ela mesma que ela é superior aos outros gays, pra poder enxergar algum valor nela mesma.
Mas a reclamação principal dos gays (ou, no mínimo, uma das principais) é que o fato de você ser gay dificulta muito a sua convivência com algumas pessoas héteros. Sim. Eu não só entendo como também concordo. E concordo absolutamente. Aliás, a convivência com certas pessoas (e aí tô falando de pessoas de todas as preferências sexuais) não fica só difícil: é impossível! Às vezes, não dá nem pra ficar no mesmo ambiente que a pessoa, né?
Mas olhem só: se é uma pessoa que tem tanto horror assim a nós, por que tanta necessidade em nós nos mantermos perto dessa pessoa?
Tem gente que abre o berreiro:
“Aaaaaah! O fulano não gosta de mim porque eu sou gay!!!”
Me dá vontade de perguntar: e daí, meu filho? Aliás, pelo que parece, você não tá perdendo muita coisa se se mantiver afastado dele! Se ele não quer saber de você, já provou que, assim como você não faz falta na vida dele, ele também não faz na sua. A não ser que você seja MUITO masoquista! Goste muito de lamber o rabo de quem faz mal a você.Se uma pessoa trata você mal, ela já provou também que pode ser substituída por gente 1 milhão de vezes melhor do que ela. É só olhar ao seu redor que você já encontra vários exemplos. Não necessariamente no mesmo lugar. Pode tá um aqui, outro ali, outro lá... Mas os exemplos de gente melhor vão aparecendo, sem dúvida.

Mas e quando são pessoas com quem a gente é obrigado a conviver? Às vezes até sob o mesmo teto, né? Bom, aí cada caso é um caso. É claro que, dentro do possível, a gente tem sempre que tentar buscar uma convivência pacífica com quem a gente convive. Não precisa beijar, abraçar, virar confidente nem se dar às mil maravilhas com a pessoa. Mas tentar conviver com ela de uma forma civilizada é sempre uma boa opção.
Só que, mesmo isso, nem sempre é possível, né? Porque algumas pessoas não deixam nem você começar a conversar com elas. Bom, aí você só tem 2 caminhos a seguir: ficar junto dessa pessoa aturando a forma como ela maltrata você e acabou; ou se afastar dela o quanto você puder. Mesmo que você tenha que passar por ela em alguns momentos do dia, quase sempre tem um jeito de ficar a maior parte do tempo longe dela, nem que seja no quarto do lado. E é claro, na 1ª oportunidade que você tiver, SUMA!!! Vá morar em outro lugar aonde ela não vá com freqüência ou mesmo aonde ela não vá nunca (claro que isso só depois de você já ter pensado muito nas conseqüências práticas e em como vai ser a sua vida dali pra frente, né?). E não pense que isso é nenhum tipo de ingratidão nem de egoísmo: se a pessoa não tá disposta DE JEITO NENHUM a aceitar você, então você também não tem que aceitar a forma como ela trata você. A não ser que você goste de posar de mártir, santo, anjo ou alguma coisa desse tipo.
Mas uma das coisas mais importantes é que nós, gays, também não podemos ficar nos fazendo de vítimas, não!
Sempre vai ter gente que VAI ser contra os gays? Com certeza. Mas sempre vai ter gente que NÃO VAI ser contra os gays? Com certeza também! Você sempre vai encontrar muita gente no seu caminho que rejeita você. Mas também sempre vai encontrar muita gente que aceita você.
Aí é que tem uma coisa importante pra ser lembrada: assim como você não tem a obrigação de lamber o rabo de quem trata você mal, você também não tem motivo pra ficar perto de quem não quer você por perto. Quando alguém deixa claro que não me quer por perto, eu simplesmente me afasto dele durante a maior parte do tempo, mesmo que seja alguém por quem eu tenha que passar de vez em quando, como eu disse acima rs.
Mas o que dá pra ver é que existem pessoas específicas que são contra nós. E VOCÊ mesmo, inclusive, pode ser contra você, como eu também já disse acima. Mas não dá pra dizer que a sociedade é contra nós, nem mesmo que a sociedade cobra uma coisa específica, porque “sociedade” é a totalidade dos vários grupos de pessoas com quem você convive.
É claro que em cada grupo social existe a tendência da maior parte das pessoas ali presentes de seguir um determinado estilo de vida. Então, você pode até dizer que existem grupos sociais (e não a sociedade toda) que cobram realmente um comportamento hétero da sua parte.
Assim, como a gente pode ver, o problema não é a sociedade, mas sim indivíduos específicos e grupos sociais específicos.
Os grupos sociais que não aceitam a gente são fáceis de identificar, né? Quanto aos indivíduos, uma dica que eu posso dar a todos é observar a pessoa antes de deixar que ela se aproxime. Veja como ela trata os gays em geral e preste atenção nas coisas que ela fala sobre esse assunto.
Tudo, tudo, tudo, sem exceção, tem vantagens e desvantagens. E ser gay também.
Bom, acho que agora o mito de que a SOCIEDADE cobra que você seja hétero já foi derrubado, né?
Some people say the society requires heterosexuality from you. But pay attention: it IS NOT the society. Some people require heterosexuality from you. And some people doesn’t mean all the society.
Algunas personas dicen que la sociedad exige que tú seas heterosexual. Pero atención: eso NO ES la sociedad. Algunas personas exigen que tú seas heterosexual. Y algunas personas no significa toda la sociedad.
Alcune persone dicono che la società vuole obbligarti ad essere eterosessuale. Ma attenzione: questo NON È la società. Alcune persone vogliono obbligarti ad essere eterosessuale. Ed alcune persone non significa tutta la società.
Bom, eu volto ainda essa semana. Até lá!