5/13/2007

TWILIGHT OF THE ROMAN CATHOLICISM

Olá!!!

Bom, em 1º lugar, quero dizer que eu já tava com esse post mais ou menos pronto. Mas antes de mandar o post, eu tava esperando a Dona Benta terminar a visita dela ao Brasil pra ver quais eram as idiotices que iam ser declaradas dessa vez.
Em 1º lugar, quem conhece um mínimo do passado dele já deve ter ficado na dúvida em qual bandeira ele ia empunhar quando chegasse aqui. Essa?

Ou essa?

Quanto às idéias que ele defende, pra quem não viu, parece que o conservadorismo tá aumentando cada vez mais.
É engraçado que ele pregou a “castidade dentro e fora do casamento”, ou seja, mesmo os casais que se casaram pela igreja dele têm que resistir ao máximo antes de trepar! Se um homem e uma mulher, CASADOS DENTRO DESSA IGREJA, não resistirem um ao outro antes de ter relações, os 2 já tão com um pé no Inferno!
E ainda queria que o Lula restabelecesse os privilégios do Catolicismo Romano no Brasil! Mas já cortaram logo a dele: o Brasil continua sendo Estado Laico (pelo menos dessa vez o Lula deu uma dentro, né?).
Mais uma: ele declarou que as pessoas têm que se orientar pela fé, e não pelas ideologias. Ou seja, você não tem que pensar; você tem apenas que ter fé no que o Vaticano dita como certo.
E é essa criatura que os católicos romanos consideram igual a Jesus. Curioso, já que, de acordo com a própria fé cristã, ninguém pode ser igual a Jesus, porque ele é perfeito e só ele pode salvar alguém. Não é isso que o Cristianismo prega?
Aliás, é curioso que os sacerdotes dessa igreja se tenham em tão alta conta, né? Eles se autodeclaram “ministros de Deus”, “imagens de Jesus na Terra” e tal. E os mortais comuns devem se consultar com eles quando têm alguma dúvida sobre o que fazer. Mas, diante do mínimo deslize que esses mesmos sacerdotes cometem, esse discurso simplesmente SOME!!! Aí eles deixam de ser “ministros de Deus” e “imagens de Jesus na Terra” e passam a autodeclarar seres humanos, sujeitos a cometer erros e pecados, iguais a qualquer outra pessoa. Ou seja, de acordo com as conveniências, eles se dizem SUPERIORES ao resto da Humanidade ou IGUAIS ao resto da Humanidade.
Mas enfim: além de dizerem que o papa é igual a Jesus, os católicos dão a ele os títulos de Arcebispo da Província de Roma, Bispo de Roma, Metropolita da Província de Roma, Patriarca do Ocidente, Primaz da Itália, Príncipe dos Apóstolos, Santo Padre, Soberano do Estado do Vaticano, Sucessor de São Pedro, Sumo Pontífice da Igreja Católica e Vigário de Jesus Cristo.Mas o mais curioso é darem a ele o título de Servo dos Servos de Deus. Isso é pra passar uma imagem de humildade, né? Porque a Igreja Católica prega a humildade... Mas só PREGA. Dêem uma olhada no quartel general da Igreja Católica:


Respondam com sinceridade: isso parece um lugar humilde?
Mas isso também nem chega a surpreender. Afinal, a gente sabe que dizer uma coisa e fazer outra sempre foi a política católica. É só dar uma olhada na História do Catolicismo Romano. E nem é preciso ir muito longe. Se a gente der uma olhada na parte da Inquisição e das Cruzadas, a gente já vê que, pruma religião que prega (mas só PREGA, né?) o amor e o perdão e não tem deuses guerreiros, o que foi feito pelos sacerdotes católicos não foi nada além disso: diziam uma coisa e faziam outra. E hoje não é diferente daquela época, não. É só ver que esse mesmo papa que fala em respeito às outras religiões também diz que seguir outras religiões é uma involução, pois essas religiões são manifestações “pseudo-religiosas”, pra usar a expressão que ele usou HOJE.
É claro que existem milhões de igrejas protestantes conservadoras. Alguns protestantes são até tão conservadores quanto os “católicos praticantes”. Ninguém aqui tá dizendo o contrário. Mas uma grande parte delas já perceberam que o segredo é ver quais são as condições em que os fiéis vivem e tentar adaptar isso ao que a Bíblia ensina. E a Igreja Católica Romana, ao contrário, não tá preocupada nem um pouco com as condições em que os fiéis vivem. Ela quer tão somente impor o que o Vaticano determina como certo e proibir o que o Vaticano determina como errado. O resto que se dane!
Em relação à camisinha, por exemplo, até a Igreja Universal já aceitou e já tá distribuindo gratuitamente pros fiéis! Mas a Igreja Católica continua condenando ao Inferno todos que ousem usar camisinha.
É por essas e por outras que as outras igrejas tão ficando cada vez mais cheias e a Católica Romana, cada vez mais vazia. E isso é até entre os sacerdotes: diferentes estatísticas mostram que o número de pastores protestantes já é 3 ou 4 vezes maior que o número de padres católicos no Brasil. E a tendência é essa diferença aumentar cada vez mais a favor dos protestantes.
Já sei que vai ter gente que vai dizer:

“Ah! Mas tem novos grupos de jovens católicos aparecendo todo dia. E também tem padres jovens se ordenando todo dia. Nesses últimos dias mesmo eu vi um monte. Então, essa igreja não tá perdendo a força”.

Bom, quando um iceberg derrete, ele mostra, de vez em quando, uma ou outra ponta nova, que sobe até mais alto do que o iceberg era antes. Mas isso não impede que tudo termine de derreter mais tarde. E com uma religião (ou grupo religioso) que tá em decadência, vai acontecer a mesma coisa: de vez em quando, um movimento novo vai dar a falsa impressão de que não há decadência ali, mas isso não impede que a queda definitiva aconteça algum tempo depois. Afinal, a gente vê mesmo, quase todo dia, novos grupos de jovens católicos se formando. Mas quantos desses grupos se mantêm por muito tempo? Meia dúzia? Se é que chega a tanto, né?
Eu diria que o crepúsculo do Catolicismo Romano no Brasil já se instalou de forma irreversível. A Igreja Católica Romana nunca mais vai ter a mesma força que já teve antes aqui. Ao contrário: essa força vai diminuir cada vez mais daqui pra frente.
É claro que se você disser isso prum “católico praticante” ele vai responder que não, que a igreja dele tá se renovando, que tá cada vez mais cheia e tal. Mas isso é tão somente o mesmo discurso que você ouve de um membro de um time de futebol que tá em decadência: o time pode não ganhar nenhum título há mais de 50 anos, pode ter cada vez menos gente fazendo parte dele que o cara continua achando que é o melhor e maior time do Mundo e que tá melhorando cada vez mais. É ou não é? Então, com um “católico praticante” vai ser o mesmo em relação à igreja dele.
Bom, pra que nenhum católico neurótico de desespere, eu vou lembrar que as religiões (todas) não acabam. Elas só sofrem o crepúsculo. Ou seja, elas deixam de ser praticadas pela maioria da sociedade e passam a ser praticadas só por pequenos grupos. E não vai ser diferente com o fraco, falho e contraditório Catolicismo Romano.

Yo esperaba solo el fin de la visita del papa a Brasil para hacer ese post, habiendo ya escuchado todas las tonterías que serían dichas.
Para quién conoce un poco que sea de su vida es ya una duda cual de las banderas arriba él utilizaría. Y debe de ser por eso que su conservadorismo crece cada vez más...
Uds pueden ver que él quiere la castidad hasta mismo dentro del casamiento. O sea, hasta mismo un hombre y una mujer casados en su iglesia tienen que resistir al máximo antes de tener relaciones sexuales. De otro modo, ya están cási condenados al Inferno.
El papa quería también que el Catolicismo Romano volviera a tener privilegios en Brasil. Pero Luiz Inácio Lula da Silva (Presidente de Brasil) confirmó que Brasil continua a ser un Estado laico.
El papa dijo también que las personas tienen que pensar utilizando la fe, y no las ideologías. O sea, no tienen que pensar, pero sí dejar el Vaticano pensar por ellas.
Es esa la criatura que los católicos dicen ser igual a Jesucristo. Y eso es estraño, porqué el propio Cristianismo dice que nadie puede ser igual a Jesucristo. ¿No es eso?
Dicho sea de paso, es estraño que los sacerdotes católicos se digan tan grandiosos delante de las otras personas en algunos momentos y después, cuando cometen cualquier erro, se dicen solo seres humanos, pecadores como todos los otros. O sea, de acuerdo con sus conveniencias e intereses, ellos se dicen superiores o iguales a los otros seres humanos.

Si dice che la Chiesa Cattolica raccomanda l’umiltà. Ma solo la RACCOMANDA, vero? Basta vedere il Vaticano. Voi lo vedete come una cosa umile?
Ma questo è solo quello che si spera della Chiesa Cattolica. Essa ha sempre detto una cosa e fatto un’altra. Possiamo vederlo se pensiamo nel suo passato (con l’Inquisizione e le Crociate) e nel suo presente (con un papa che raccomanda il rispetto alle altre religioni e, allo stesso tempo, dice che essere di altra religione è un’involuzione).
Ci sono chiaramente migliaia di chiese protestanti che sono molto conservatrici. Ma un’altra grande parte di queste chiese ha già visto che il più funzionale è vedere come i suoi membri vivono e fare il possibile per adattarlo a quello che la Bibbia dice.
Alla Chiesa Cattolica il più importante non è come vivono i suoi membri, ma sì dirgli come devono o non devono vivere. E solo questo.
Parlando dell’uso del profilattico, anche la Chiesa Universale del Regno di Dio è già d’accordo con questo e distribuisce il profilattico fra i suoi membri gratuitamente. Ma la Chiesa Cattolica continua a condannare all’Inferno qualche persona che usa un profilattico.
È per questo e per altro che le chiese protestanti brasiliane sono ogni giorno più affollate e la Chiesa Cattolica è ogni giorno più sfollata in Brasile. E questo parlando anche dei sacerdoti: la quantità di pastori protestanti in Brasile è 3 o 4 volte più grande della quantità di pretti cattolici. E si può vedere che ci saranno anche più sacerdoti protestanti nel futuro.


Some people say:

“In Brazil, there are new teenage catholic groups being born every day. And there are young catholic priests appearing every day. So, the Catholic Church isn’t having its twilight in Brazil”.

Well, when an iceberg starts thawing, sometimes it shows some tips which get higher than the iceberg itself. But it doesn’t mean the iceberg won’t disappear soon. And the same thing happen to a decadent religion or to a decadent religious group.
Of course we see many new teenage catholic groups and many young catholic priests every day. But they’re only the tips of the catholic iceberg.
The twilight of the Roman Catholicism in Brazil is already here. This church will never have the same power which had once in Brazil. It’s the opposite: it’ll have less and less power in the future.
Be sure, if you say that to a catholic person, he’ll say the Catholic Church is stronger than never in Brazil, he’ll say there are more catholic people than never in Brazil... But it’s the same thing than a person says about his soccer team, isn’t it? His team can be the worst you can imagine. But he says his team is getting better every day, he says his team is the best in the World... Well, I think you guys understood.
Now let me say something to all the fanatic catholics: be calm, because religions don’t finish; they only have their twilight. It means only very few people continue being members of that religion. And the same’s happening to the Roman Catholicism in Brazil.


Até mais!

18 Comments:

Anonymous Sérgio said...

Muito boa a matéria sobre a Igreja Católica!
Gostaria de saber o que vc pensa sobre os Santos que são canonizados pelo Papa!
Que tal um post sobre isso?
Abraço.

12:00 AM  
Anonymous sérgio said...

Muitas pessoas rezam qdo encontram-se em uma situação difícil, eu tb faço, mas sabendo que a oração vai apenas me dar conforto espiritual.
Na minha opinião, o oração não tem o poder de realizar milagres, pois o que Deus escreveu para nós é imutável e passaremos por aquilo que nos for preciso passar até a hora de irmos prestar contas ao Pai.

12:15 AM  
Blogger BlueBob said...

Belas palavras, meu amigo!

Entre as outras religiões existe muito conservadorismo tb. Algumas eu diria até mais que a igreja católica. Eu sei pq fui criado em uma mais "xiita" que a católica.

Bjs

12:47 AM  
Anonymous carioca said...

Sérgio→ Bom, santos não existem só na Igreja Católica Romana, mas também na Católica Ortodoxa e em algumas (poucas) protestantes.
O que eu posso dizer sobre os santos da Igreja Católica Romana é que nem todos os santos foram exatamente pessoas boas. Alguns foram uns verdadeiros monstros (não se esqueça que alguns foram inquisidores que torturaram e mataram muito gente inocente em nome do poder político da igreja deles).
Rezar (ou orar, como alguns dizem) é uma coisa que cada um faz do seu modo. Não há sacerdote que determine como é que você pode ou não fazer isso, porque é uma conexão entre você e a divindade com quem você quer entrar em contato. Então, só você pode saber a forma certa de fazer isso.
Abraço

Bluebob→ Eu sei que tem algumas religiões (ou grupos religiosos) tão conservadoras quanto o Catolicismo. Mas mais conservadora do que o Catolicismo, com exceção do Islamismo, é difícil imaginar.
Bejos.

3:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom, se vc quer uma religião que só atenda ao que VC acha certo, que possa encobrir suas podridões, que legalize seus comportamentos incorretos (não estou falando do fato de ser gay), então deveria fundar sua própria religião, quem sabe assim vc viveria com menos culpa...

11:12 AM  
Blogger KAIKE said...

Pois é cara...
mas você não viu o contra-ataque evangelico...
LI na internet, diz que em um dos programas da Reder Record, (o Fala que eu te escuto) fez expecial falando que "as leis contra a homofobia agride a moral da familia".
Além de um deputado evangelico que quer retira uma lei... não sei direito como falar, mas sei que sem ela, um patrão pode demitir um homossexual, e isso não seria preconceito, ou o pai pode bater no filho por ele ser gay...

2:43 PM  
Blogger Jeremy said...

Eu acho uma ofensa chamar o Papa de D. Benta. Não sei como vocês tem coragem de ofender uma figura tão linda e maravilhosa que fez parte do imaginário infantil, cozinhando delicias no Sítio do Pica Pau Amarelo. Dona Benta não merece isso, não mesmo!

4:06 PM  
Anonymous Dan said...

Cara matéria otima!! Concordo com você em tudo que disse sobre a igreja. E o engraçado é que ela cai muito em contradiçao ao mesmo tempo que diz que deus é amor ela tambem prega que ele vai destruir a sua casa e a sua familia e te lançar no inferno se você errar. Que deus é esse que quando erramos faz isso. Eu vejo Deus como um ser que ao me ver errar vai estender a mão pra me ajudar a levantar e me mostrar o que está certo não me condenar a eterna danação ou me excomungar!!! E pior os catolicos se deixam ser conduzidos por uma cara que fez parte da juventude nazista, ironico não é? Agora ele é o Santo Padre, isso me comove ahauahauaaha. Acho que todo mundo tem uma segunda chance mas o que ele prega é suicidio. Não use camisinha, não faça sexo só por motivos de reproduçao pelo amor de deus cara!! Não gosto de criticar a religiao de ninguem até por que não sigo nenhum credo agredito em deus e em jesus, curto buda acho um cara fascinante gosto das religioes celtas e das afro brasileiras e acima de tudo acho que cada um tem que viver a sua vida sem prejudicar o outro e toda religião leva a deus seja qual for. E cada ser humano tem seu caminho e sua crença. Tem muita gente que vai me achar maluco por acreditar em varias coisas porem faço tudo pra não prejudicar meu semelhante e muito menos a mim. E o Papa bem que podia colocar aquela lingua dele dentro da boca e parar de falar uma merda atras da outra. Sinceramente o João Paulo II era muito melhor que ele... Bento XVI vai cuidar da sua vida vai!!! Abraços

4:55 PM  
Blogger Minge said...

I do understand. Completely.

9:01 PM  
Blogger alximist said...

isso é inevitavel, se algo não se adapta, será eliminado ao fim...

12:33 AM  
Anonymous carioca said...

Anônimo→ Não entendi direito o seu comentário, mas vou tentar responder. Em 1º lugar, você não pode mesmo tá falando do fato de ser gay porque eu nem sequer mencionei isso nesse post. E em 2º, também não foi dito que eu tô procurando uma religião que concorde com tudo o que eu digo ou que eu penso, porque sei perfeitamente que isso não existe. Todos nós, diante de qualquer religião, vamos concordar com algumas coisas que essa religião diz e vamos também discordar de outras coisas que ela diz.
Quanto a procurar uma religião pra encobrir as minhas ´´podridões`` e os meus ´´comportamentos incorretos``, quem costuma fazer isso é quem entra prum seminário pra ser padre. Ali, a gente vê muito mais homens oprimidos por complexos sexuais do que homens movidos por vocação religiosa.
Quanto à culpa, não sinto culpa por nada em relação a sexo. Mas, se você quer achar que eu sinto, fique à vontade. Afinal, o que é que isso muda na minha vida?
E quanto a fundar uma religião nova, nenhum gay precisa fazer isso pra se sentir aceito, até porque eu já mencionei várias religiões aqui que aceitam os gays numa boa: o Budismo, o Candomblé, o Hinduísmo, a Wicca e o Xintoísmo. Então, fundar uma religião nova só pra aceitar os gays é chover no molhado. Lamento, mas você anda meio desinformado.

Kaíke→ É como eu disse, tem várias igrejas protestantes que são conservadoras e homofóbicas. Contra essas a gente também tem que lutar, é claro.

Jeremy→KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! Essa foi ótima, cara. Mas é que andaram chamando ela de ´´Dona Benta`` em alguns sites por aí e eu achei curioso. Aí botei aqui também.

Dan→ Cara, acho que já estudei todas essas religiões que você disse aí!rsrs E devo dizer que aprendi muito com todas!
E tenho que concordar com você, o João Paulo II, por mais conservador que fosse, era melhor!
Abraços!

Minge→ You see? Talking about religion, Brazil is getting a better country!

Alximist→ Sem dúvida! É isso aí.

12:56 AM  
Blogger Bofiscândalo said...

ola como vai? Fiz um post tbem sobre a visita do Papa aqui no Brasil,mas o meu foi mais pessoal, meio íntimo, vc faz um estudo bem interessante, deev ser historiador né? abção, ate mais

1:36 AM  
Blogger nca said...

Mto bom post. gostei da tua opinião e da forma como esclareces certos assuntos.
E tenho a dizer que concordo ctg. Sou catolico mas não praticante, não me revejo em nenhuma religião em especial mas revejo aquilo que dizes.
Abraços

7:10 AM  
Blogger Mariposo-L said...

Carioca, tó com tigo e não abro, mas como vc sabe sou "ateu graças a deus" vivo minha vida na boa portanto o que o Beato Bento prega ... não me pega, não me influencia e não me afeta ...
Sou tão descredulo de tudo isso que acho nem vale a pena discutir.

12:49 AM  
Blogger hotspot_fortaleza said...

OLA AMIGO ... QUASE MORRO DE RIR COM O "DONA BENTA" ... ADORO SEUS POST ... SEMPRE INTERESSANTES. BEIJOS !!!!!!

HOTSPOT FORTALEZA
http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

1:57 AM  
Anonymous carioca said...

Bofiscândalo→ Achei o seu post muito interessante também.
Abração!

Nca→ Obrigado!
Também já fui católico não-praticante.

Mariposo→ Eu também. Mas acho que, pra se defender, a gente tem que se manter informado.

Hotspot_Fortaleza→ Gostou, né?rsrs
Valeu! Beijos!

4:10 AM  
Anonymous Paulo César said...

Hauhauhauhauhau... Dona Benta foi ótimo! Nem meto o bedelho nessa. Risos.

10:04 PM  
Blogger Carioca said...

Bom, de ´´santidade`` é que eu não vou chamar ele. Até porque a prepotência dele não é nada santa.

2:46 AM  

Postar um comentário

<< Home