5/06/2007

SAMBA NÃO É COISA DE GAY?!

Olá!!!

Bom início de semana pra todo mundo.
Hoje vamos levar um papo sobre um assunto curioso. Eu vou começar esse post com uma pergunta: qual é a diferença entre o pagode e o samba?
Fui meio malvadinho em fazer essa pergunta, né?rs Principalmente porque os próprios pagodeiros e sambistas entram numa certa discordância na hora de responder a isso. Alguns dizem que é exatamente a mesma coisa; outros dizem que pagode é um tipo específico de samba.
Mas tenho certeza de que uma grande parte de vocês ficaram meio na dúvida diante dessa pergunta. E por quê? Simplesmente porque esse é um assunto que não interessa muito a nós, homossexuais e bissexuais. É ou não é? A gente conta nos dedos os gays e bis que a gente conhece que se interessam muito, muito, muito por esses gêneros musicais.
E uma coisa curiosa que eu percebi já faz um tempo é que se criou um mito meio homofóbico (e não verdadeiro) em relação ao samba: se criou a idéia de que todo pagodeiro ou sambista é hétero e, consequentemente, pagode e samba não são coisa de gay.
Essa idéia parece vir da observação dos fatos. Afinal, nas rodas informais de pagode, que geralmente são no quintal da casa de alguém, depois do almoço, o que a gente costuma ver é uma meia dúzia de homens meio fora de forma, casados com mulheres (portanto, teoricamente, héteros), cantando sambas clássicos, tocando instrumentos musicais populares e se enchendo de cerveja... Bom, isso não se parece nem um pouco com o comportamento dos gays, né? Ou, pelo menos, da grande maioria dos gays. Principalmente porque a maior parte de nós, como eu já disse, não curte muito o repertório de pagode e samba. Geralmente, a gente gosta de músicas, dependendo do ponto de vista, um pouco mais sofisticadas.
Em Janeiro de 1999, quando o Vampeta posou pra G Magazine, uma das coisas que chamaram mais atenção na entrevista que ele deu é que ele afirmou que nunca tinha levado uma cantada gay. E um dos motivos que ele deu pra isso foi o fato dele costumar tá presente em rodas de pagode, onde, de acordo com ele, a presença gay não é muito constante... Vocês concordam? Bom, eu concordo. Porque eu, por exemplo, dificilmente iria pruma rode de pagode. NÃO TENHO NADA CONTRA QUEM VAI NEM CONTRA QUEM GOSTA, que fique claro. Mas não é o meu tipo preferido de música.
Bom, além desses pontos que eu lembrei aqui, tenho que reconhecer que não tem nenhum pagodeiro nem sambista famoso, pelo menos que eu conheça, que tenha assumido publicamente que é gay ou que é bi. E olhem que já teve até sambista que posou pelado, como o ex-pagodeiro e atual cantor gospel Waguinho.

E mais essa pra não dizerem que eu esqueci dos ativos de plantão rs:

Bom, é claro que eu não quero dizer aqui que o fato do cara posar nu faz dele um gay. Não é isso. De jeito nenhum. Mas, inegavelmente, o fato dele posar nu aproxima ele do público gay, que é o público alvo das revistas de homem pelado, né?
Mas o fato de nenhum sambista nem pagodeiro famoso ter assumido não quer dizer que nenhum deles seja, né? É evidente. E eu disse que o mito de que samba e pagode não são coisa de gay não é verdadeiro em grande parte por isso. Mas principalmente porque o samba é o ingrediente principal do Carnaval. E uma grande parte dos carnavalescos são assumidamente e publicamente gays, como, por exemplo, o Milton Cunha (aliás, tô pra fazer um post sobre ele).
Então, definitivamente, NÃO DÁ pra dizer que samba não é coisa de gay. Podemos até dizer que samba não atrai a maioria dos gays, e euzinho me incluo aí. Mas acho que fica só nisso.
Mais um mito derrubado.

Have a wonderful week, guys!
Let’s talk a little about 2 kinds of Brazilian Music: pagode and samba. Some pagodeiros and sambistas (their musicians) say pagode and samba are the same. But some other say pagode’s a kind of samba.
But if you ask the difference between them to a Brazilian homosexual or bisexual, he’ll probably not know. Because these kinds of music don’t attract attention of most of gays and bis.
Even because of that, most of people usually think that all the pagodeiros and sambistas are heterosexual or that gays and bis know absolutely nothing about samba and pagode. But it’s not exactly like this.

Di solito, quando un gruppo privato di pagode resta insieme è dopo pranzo, nel cortile della casa di qualcuno. E quello che si vede è un piccolo gruppo di uomini (ma nessun hunk), sposati con donne, cantando i samba più conosciuti, suonando strumenti musicali popolari e bevendo molta birra. E questo è veramente diverso del tipo di vita della parte più grande dei gay brasiliani. Anche perché il samba ed il pagode non sono comuni fra loro.
Nel 1999, quando Vampeta ha posato nudo e dato un’intervista a
G Magazine, lui ha detto che non c’è mai stato un gay a cercarlo sessualmente. E questo è perché lui è quasi sempre insieme ai gruppi di pagode, dove non si vede molto i gay. Ed io devo dire che sono d’accordo: omosessuali e bisessuali non sono molto presenti in questi gruppi.
Ma questo non significa che non ci sono gay o bi a cui il pagode od il samba piacciono.

No hay en Brasil ningun sambista o pagodeiro famoso que haya ya dicho en público que es homosexual o bisexual. Y ya hubieron hasta mismo algunos que posaran desnudos en revistas, como Waguinho, que actualmente es un cantante evangélico (uds pueden ver sus fotos arriba).
Yo no estoy diciendo aquí que cualquier hombre que está desnudo en una revista es gay. Es claro que solo eso no lo hace gay. Pero ese es un tipo de trabajo que lo lleva para junto del público gay, que es el público principal de esas revistas.
Mas solo porqué ningun pagodeiro o sambista se dice gay, eso no quiere decir que ningun lo sea, ¿verdad? Y es bueno recordar que hay muchos carnavalescos que se dicen gays en público. Y el samba es lo principal del Carnaval. Así, no es posible decir que homosexuales (o bisexuales, que sean) no se miesclan con samba y pagode. A pesar de que se pueda ver que a la mayor parte de los gays y bis esos tipos de música no gustan mucho.


Até a próxima!

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Carioca, como vai?
Como sempre o blog ta show.
Fico um tempo sem aparecer e depois venho matar saudade. Risos.
Tudo de bom aí.
Ah! Sempre achei o pagodeiro aí bem feinho... Mas que bundinha hein! Interessante. Risos...
Abração.

12:45 PM  
Blogger Asfaz said...

Carioca, você poderia perguntar qual é pior samba ou pagode ? eu ainda assim ficaria na duvida. E agora você dando uma de MythBusters ... kkkkk

Um abração

8:20 PM  
Blogger Asfaz said...

Carioca, quem está postanto lá no gringo lindo ??? vc ativou o blog novamente ?

11:42 PM  
Blogger BlueBob said...

Olá Carioca.

Faz tempo que leio teu blog, desde a época do Frank (nada de novo sobre ele?). Parabéns meu amigo pelo excelente trabalho que faz!

Realmente, nunca vi sambista/pagodeiro gay. Acho que deve ter enrustido no meio, mas e o medo de ser o 1º? Tb não sou fã desse genero.

Abraço

ah, estou linkando teu blog lá no meu, ok?

11:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Paulo César→ Foi por isso que eu botei as fotos dele de frente e verso.rsrs
Abração.

Mariposo-L→ Quem tá postando lá só pode ser a mesma pessoa que deletou a foto do Frank que eu botei lá.
E não, eu não reativei o blog porque essa pessoa bloqueou o meu acesso ao blog. E levando-se em conta que só eu e o Frank tínhamos acesso ao blog, não fica muito difícil entender quem tá fazendo isso, né? Só não entendi o motivo dele fazer isso.

Bluebob→Valeu, vou passar lá no seu blog daqui a pouco.
Sobre o Frank, dá uma passada lá no Gringo-lindo que você vai ter uma... surpresa. Acho que dá pra chamar assim.
Abraço.

1:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bem... se será Gay, não sei mesmo... mas bem feito ele é e bem! lool! Coisa interessante mesmo, não é que samba seja pra gay, mas se o cara leva jeito.... hum, não sei não... hehehe! Um abração pra ti e até breve, amigo!

10:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

A relação before and after a união não é igual. Necessita o commission as vidas e a um nível mais profundo compreender o que significou realmente a relação. Que você doa realmente meios da relação você você? Assim que um fosse ao lado do amigo da menino-menina e nós aramos um par? Ou é que está encontrado para fora o que vai quando ainda vivo de cada e está desejando que é parte dele? Ou que você pode o sacrifício que será ao outro partido embora esteja morrendo é parte dele? Momentos antes da união, mantendo em você esta relação é minha primeira prioridade. A manufatura dos trabalhos do wedidng foi meu centro será o jogo da última ao ano. O casamento de agarrar não é fácil você. O casamento da organização inclui a comunicação e a compreensão de cada a uma outra. Significou pôr-se também nas sapatas de cada. Eu tenho mencionado já no passado que a união não está para a direita entre dois povos, mas entre duas famílias, dois futuros, último dois uns, ele estão atuais em dois. Que do eu significo? Casar-se a duas famílias a junto significa respeitar a opinião das famílias, valores, práticas… na matéria do desconocedora como é estranho ou olhou como aquela você é. Para casar marying significado passado ao menino do adulto. Tudo que nós fazemos na parte dianteira e nós comportamo-nos como nós encontramos quando os povos novos dos éramos eficazes. Ainda adiciona a enfermeira dos adultos seus polegares em confidencial se o der à segurança e quando era novo ou bebê. Tudo nós eles somos nossos scared e ansiedade o que nós tínhamos experimentado o menino. Adiciona, mesmo vivendo no presente, experiência immovable tal malaise, assim que como ele for novo outra vez. Casando os meios da presença que são aqui e agora. Significa que pondo ao equipamento a um lado é cada a um outro, ir será férias anuais na matéria onde está ou fazendo algo diversão a junto. Para casar os meios do futuro casar os sonhos e os aspirations de dois indivíduos. Sim, há união mas dela você elasticidade para acima o que você lhe tinha desejado sempre. Que será I, I do meu melhor você sustentação a minha esposa para dentro a seu aspiration, é aprender como você lhe conduz é possível mais melhor ao desenhador do que ela pode ser. Agora, eu estou levantando com o livro da união. Eu obtendo estou excitando realmente e eu encontrei um outro autor que o fosse arranjado sócio com mim. Somente do borne de observação do subsistence.

eu traduzi o q o gringo lindo escreveu mto doido isso, rsrsrsrsrs será q o frank num era gay? dá pra perceber q ele fala d kazamento!

11:20 AM  
Blogger Marcelo B. said...

ola como vai? Qto tempo hein, estava com saudades de ti...ma sobre sua postagem, acredito que não tem nada ver esse lance do samba ser meio homofóbico, acho que como a maioria dos sambistas são de comunidades muito pobres sempre tem a essa pencha de achar que todos não gostam de gays, acho pura ilusão, mas como eu costumo dizer o psaado sempre condena ne, olha o Waguinho ai hj religiso, antes pecador.rsrsrsrs abção ate mais

12:57 PM  
Blogger Blog Jotha Design said...

Cariocaaaa meu fiooo. Maneiro o post, achei demais, sempre coisas que cultas e isso é importante mesmo, valeu por nos proporcionar isso tudo amigo. Ah, mas o Waguinho é bem feinho, hehe.

abração

5:42 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Lover→ Bom, eu diria que ele tem um corpo comum, né? Não é nada lindíssimo, mas também não tem nada caído.rs
Abração.

Anônimo→ Também não entendi o que ele quis dizer com aquilo.

Bofiscândalo→ Como eu disse, é um mito que se criou, né?
Abração.

Bi du Surf→ Valeu! Que bom que você gostou!
Abração.

7:51 PM  

Postar um comentário

<< Home