9/25/2007

WICCA GREGA

Oi!!!

Antes de mais nada, quero avisar que agora só devo voltar a aparecer por aqui no Sábado. É que agora é o meu período de provas na faculdade. Mas eu volto logo.rs
Bom, no mês passado, quando eu fiz aquele post sobre o Imperador Hadrianus, eu mencionei a Wicca Grega como uma nova versão da religião olímpica, adaptada aos dias de hoje. Então, achei interessante fazer um post pra ver o que é isso mais de perto.
Em 1º lugar, deve ter gente estranhando a expressão Wicca Grega, já que a Wicca é uma religião de origem celta, e não grega. Mas a coisa é fácil de entender: a Wicca é uma religião ecumênica, ela aceita que você ofereça culto a divindades femininas de qualquer religião através dos rituais que ela oferece. Então, a pessoa pode oferecer culto a santas do Cristianismo, a orixás femininos do Candomblé, a caboclas da Umbanda e a outras quaisquer divindades femininas de qualquer religião. A única exigência é que a pessoa reconheça essas divindades femininas como superiores às divindades masculinas e independentes de todas as divindades masculinas. A essência de poder divino que tem que se manifestar na Wicca é só feminina. Ou então, feminina em 1º lugar e masculina em 2º. Em outras palavras, os deuses masculinos de qualquer religião também podem ser louvados na Wicca, mas como divindades secundárias, abaixo das deusas femininas.
Só abrindo um parêntesis, é bom lembrar que a Wicca abençoa a união entre pessoas do mesmo sexo. Assim, um gay que quer realizar um ‘casamento’ religioso com o namorado ou uma lésbica que quer realizar com a namorada podem recorrer a essa religião pra isso.
Mas enfim: vocês já devem ter percebido que existem os mais variados segmentos da Wicca, adorando os mais variados deusas e deuses. E um desses segmentos é a Wicca Grega. Nesse caso, evidentemente, quem recebe culto ali são as mesmas deusas e os mesmos deuses a quem os gregos antigos ofereciam culto. Aliás, não só os gregos antigos, mas também os gregos medievais, já que o culto aos deuses olímpicos na Grécia continuou fortemente até uns 900 anos depois de Cristo. A religião olímpica só sofreu o crepúsculo a partir daí, por causa da Inquisição: a Igreja Católica condenava à fogueira aqueles que adoravam esses deuses.
A partir daí, a maior parte do que sobreviveu dessa religião só sobreviveu através da poesia, da mitologia e da literatura. E mesmo assim, muitos poemas e outros textos deixados pelos gregos antigos foram queimados em fogueiras pelos padres inquisidores (os “santos homens”, como são chamados, né?). Mas os deuses olímpicos continuaram recebendo culto pelos séculos a fora. Um culto muito escondido e praticado por pequenos grupos de pessoas, evidentemente. Mas que se manteve. E com o desenvolvimento da Wicca há uns 40 ou 50 anos atrás, lá pelas décadas de 60 e 70, esses pequenos grupos começaram a encontrar um ambiente novo pra desenvolver o culto dos deuses olímpicos nos dias de hoje.É bom lembrar que, nos tempos mais antigos, Zeus, Hera e todos os deuses e deusas principais que faziam parte da corte deles eram imaginados vivendo no Olimpo, montanha da Grécia.

Só que, com o passar dos séculos, o que passaram a chamar de “Olimpo” passou a ser outra dimensão onde os deuses viviam, e não mais a montanha grega. Assim, ninguém precisa se prender à montanha pra se dirigir a esses deuses e deusas.
Na Wicca, eles podem ser invocados através de rituais simplesmente pra receber louvores ou pra receber agradecimentos por alguma coisa boa que tenha acontecido. Mas também pra que a pessoa faça os pedidos que quiser fazer, é claro.
Vou deixar um post embaixo desse falando o básico sobre as 6 deusas principais da religião olímpica.
Hera geralmente é invocada pra rituais que chamam pela manutenção de casamentos; Afrodite, pra rituais relacionados ao amor (qualquer tipo de amor); Ártemis, pra rituais que chamam pela independência; Atena, pra rituais que ajudam a desenvolver o raciocínio e o lado intelectual; Deméter, pra rituais ligados à maternidade em geral; e Héstia, pra rituais ligados ao autocontrole e à proteção da casa.
Além dessas 6 deusas, que são as mais poderosas, existem várias outras na religião olímpica, que você pode conhecer melhor estudando a Cultura Grega.
Por falar nisso, quando você for estudar a Cultura Grega, estude em enciclopédias reconhecidas ou então em obras deixadas por mitólogos e mitógrafos reconhecidos, tipo o Junito de Souza Brandão, o Pierre Grimal e tal. Porque se não você vai acabar em produções completamente distantes da Cultura Grega, que foram só vagamente inspiradas em alguma coisa relacionada a isso. Já pensou uma pessoa estudando Cultura Grega se inspirando em Xena?!rsrsrs Aquilo ali tá completamente fora de qualquer padrão. Tem um capítulo inclusive em que ela aparece matando os deuses! Foi feito até um clipe desse capítulo. Tá lá no YouTube. Vou deixar o link aqui pra quem quiser ver:

http://www.youtube.com/watch?v=7NOc1UbFosA

Mas enfim: cuidado na hora de escolher a fonte que você vai consultar sobre esse assunto. Ou então você vai encontrar coisas tão loucas quanto essa acima.
Sobre os rituais religiosos que a Wicca oferece pra entrar em contato com as divindades olímpicas, a quase totalidade dos rituais wiccanianos são praticados dentro de um círculo wiccaniano. A idéia é concentrar dentro desse círculo as energias específicas que você quer usar no ritual, impedindo que elas se espalhem. E ao mesmo tempo, impedir que outras energias que não tem nada a ver com o ritual praticado se misturem com as energias que você quer. E como o círculo é uma forma sem início nem fim, tanto as energias que tão dentro do círculo quanto as que tão fora podem correr por todo lado, que não vão encontrar entrada nem saída pra ele.
Pra traçar o círculo, é preciso lembrar que ele tá diretamente relacionado aos 4 pontos cardeais principais e que cada um desses pontos tá ligado a um elemento da Natureza: o Norte tá associado à Terra; o Sul, ao Fogo; o Leste, ao Ar; e o Oeste, à Água. Assim, a cada vez que você for abrir o círculo, você vai ter que invocar 4 deusas. Uma vai representar o Norte e a Terra; outra, o Sul e o Fogo; outra, o Leste e o Ar; e outra, o Oeste e a Água.
Depois de decidir quais deusas você vai invocar, você vai precisar de 4 objetos que vão representar, cada um, uma dessas deusas ou o elemento que ela representa. Aí pode ser o que você quiser: imagens de cada uma das deusas, os próprios elementos em si (por exemplo, uma vela acesa representando o Fogo, um copo com água representando a Água...) ou qualquer outra coisa que você entenda que dá pra ser usada como uma representação.
Com tudo em mãos, trace o círculo wiccaniano no chão (use lápis, giz ou qualquer outra coisa que você quiser), coloque cada objeto na sua devida direção (Norte, Sul, Leste e Oeste) e invoque as deusas uma por uma, dando as boas vindas a cada uma dentro do círculo.
Depois disso, realize o ritual.
Quando terminar, você tem que destraçar o círculo. Pra isso, basta se dirigir a cada deusa que você invocou ali, agradecer pela presença dela e dos poderes dela dentro do círculo e se despedir dela. Recolha os objetos que você usou pra fazer a invocação e volte a usar eles sempre que precisar abrir outro círculo.
É claro: sinta-se sempre à vontade pra mudar o que achar que precisa ser mudado. Acrescente alguma coisa que você acha que falta no ritual de abertura do círculo e dê a esse ritual o seu próprio toque pessoal, se achar que deve. Só o que é preciso manter sempre é a presença das 4 divindades femininas no ritual, cada uma representando um ponto cardeal e um elemento da Natureza.

Bueno, tengo que decir que estaré aquí de nuevo solo Sábado, porque esa es la semana de exámenes en mi universidad. Pero regersaré.rs
Con el post de hoy, vamos a conoconer un poco de la Wicca Griega.
Antes de todo, para algunas personas es extrana la expresión “Wicca Griega”, porque se sabe que la Wicca es una religión celta. Pero es simple entender: la Wicca es ecuménica, podiendo tener el culto de todas las divinidades femeninas de todas las religiones, utilizandose los rituales wiccanos. Es solo reconocer que las divinidades femeninas son superiores a las divinidades masculinas y también independientes de las divinidades masculinas. La esencia de poder divino de la Wicca es solo femenina. O femenina primero y masculina después. Los dioses masculinos también pueden tener su culto en la Wicca, pero solo como divindades secundarias, después de las diosas femeninias.
Cambiando un poco el asunto, tenemos que recordar que la Wicca bendice la unión entre personas del mismo sexo. Así, si un gay quiere tener su ‘casamiento’ religioso con su novio o si una lesbiana quiere hacerlo con su novia, ellos pueden tenerlo en esa religión.
Bueno, existen muchos tipos de Wicca, que tienen el culto de muchos tipos de dioses. Y uno de esos tipos es la Wicca Griega, que tiene, claramente, el culto de las diosas y dioses adorados por los griegos antiguos. Y también de los griegos medievales, porque el culto de esos dioses en Grecia fue todavía muy fuerte hasta más o menos 900 años después de Cristo. El crepúsculo de la religión olímpica empezó solo después de eso, por cuenta de la Inquisición: la Iglesia Católica asesinaba los que adoraban esos dioses.
Entonces, la mayor parte de lo que sobrevivió de esa religión estuvo por muchos siglos cási solo en la poesía, en la mitología y en la literatura. Pero también así, mucha cosa dejada por los griegos antiguos fue destruído por los “santos hombres” de la Iglesia Católica. Pero los dioses olímpicos continuaron a receber su culto mientras los siglos pasaban. Un culto profesado solo por grupos muy pequeños de personas, es verdad. Pero que se mantuvo. Y con el desenvolvimiento de la Wicca en los años 60 y 70, los devotos de esos dioses encontraron allá un ambiente bueno para desarrollar su culto en los días de hoy.


It’s important to remember that, many centuries ago, Zeus, Hera and all the gods of their court were thought to live in Olympus, a mount of Greece. But later, the word “Olympus” would mean another dimension where the gods live. So, nowadays you don’t have to think about the Greek mount when you worship these gods.
The worship of the olympian gods can be done at Wicca to praise them, to thank them for something good which happened, or to ask them to do something for you.
Hera’s worship usually has some connection with marriages; Aphrodite’s, with love (any kind of love); Artemis’, with some kind of independence; Athena’s, with reasoning; Demeter’s, with any kind of motherhood; and Hestia’s, with autocontrol and protection of a home.
And there are also many other deities who you can worship at Wicca, of course.
Anyway, when you study Greek Culture, look for works of respectable mythologists, like Junito de Souza Brandão and Pierre Grimal. If you don’t care about the quality of the material which you consult, you’ll find some... things which has only a very little connection with Greek Culture. For example, imagine if you try to study Greek Culture watching
Xena, Warrior Princess! That series has basically nothing connected to Greek Culture. There’s even an episode which shows Xena killing the gods! You guys can click on the link above to watch a clip based on that episode at YouTube.
So, pay attention before selecting what kind of information you really need.


Per avere i rituali dell’Wicca quasi tutti quanti, c’è bisogno di fare un cerchio. Questo è fatto per tenere le energie che si vuole dentro il cerchio e le altre energie fuori.
Il cerchio è sempre legato ai 4 punti cardinali principali ed ogni punto cardinale è legato ad un elemento della Natura: Nord & Terra, Sud & Fuoco, Est & Aria ed Ovest & Acqua. Così, ogni volta che si fa il cerchio, c’è bisogno di chiamare 4 divinità feminili. Una sarà legata al Nord ed alla Terra, altra al Sud e al Fuoco, altra all’Est e all’Aria ed altra all’Ovest e all’Acqua.
Saranno anche necessari 4 oggeti per simboleggiare ogni dea ed il suo elemento.
Se la persona ha già tutto quello che bisogna, può fare il cerchio sul piso, mettere ogni oggeto al suo posto (Nord, Sud, Est ed Ovest), chiamare ogni dea per entrare al cerchio e cominciare il rituale.
Poi, c’è bisogno di finire il cerchio. Per questo, la persona deve ringraziare ogni dea per ci esser stata e salutarla. Dopo, deve raccogliere tutti gli oggeti per usarli di nuovo quando farà un altro cerchio.
Chiaramente, la persona può cambiare qualcosa che lo vuole nel rituale. Quello che c’è bisogno d’avere sempre sono le 4 divinità feminili, ognuna simboleggiando un punto cardinale ed un elemento della Natura.

14 Comments:

Blogger Asfaz said...

Carioca não posso comentar este post pois não entendo nada de Wicca, o Mariposo-R, está mais ligado nisso. Mas posso te dizer que gostei do que eu li .

Um abração e Boa prova .

11:06 PM  
Blogger DarkWill Shadowdance said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:42 AM  
Blogger DarkWill Shadowdance said...

Oi Leo!!!!Tb gostei do seu blog,sou um Bruxo bastante eclético,naum sou nem Wiccan(Bruxo Moderno) nem Muito Tradicional(Bruxo tradicional),sigo ambos Caminhos em equilibrio,em rumo à Divindade(s)!!!!Respeito qualquer forma de religião positiva e libertária,e a Wicca Grega deve ser um Bom Caminho p/ aqueles q amam o Panteão Grego e gostam da ritualistica e Magia Wiccan!!!!!Sim,o Islamismo é uma das religiões mais machistas e patriarcais q existem,mas tb tem traços do Divino Feminino nele,se a gente olhar direito + muito pouco!!!!!!Bençãos dos Antigos!!!!!!!Blessed be!!!!!!!

12:44 AM  
Blogger Leo Carioca said...

Revistagay→ Eu vou tá lá, com certeza.

Mariposo-L→ Bom, então pede pro Mariposo-R dar uma lida nesse post depois. Acho que ele vai gostar também.
Abração! Valeu!

Darkwill Shadowdance→ Bom, pelo que eu posso ver, você é o tipo de bruxo que o Claudinei Prieto chama de ´´bruxo solitário``, não é isso? Eu acho que pra concentração deve ser até mais fácil praticar os rituais sozinho do que num coven. Mas é claro que cada um tem um caminho e uma forma de se conectar com o Divino.
Bom, que os deuses estejam com você.
Blessed be!

2:53 AM  
Blogger Javier said...

Devolviendo la visita, jejeje, interesante este espacio tuyo, aunque no entiendo lo de +18, aquí todo es muy propio.

8:22 PM  
Blogger Jean Luiz said...

Olá Carioca!

Como disse o mariposo, eu não posso comentar nada a respeito da matéria, pois tb sou muito leigo sobre o assunto, mas é bem informativo.
Te desejo muita sorte nas provas da facu, eu detestava quando chegava nesse período (rs).
Bjs...

11:50 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Pe-Jota→ Bienvenido!
Es que algunas veces tengo aquí algunas fotos de hombres desnudos. Por eso el blog es solo para personas con más de 18 años.

Jean→ Hoje foi o 1º dia de provas. Ainda fltam 5ª feira e 6ª feira!
Ainda bem que esse semestre eu tô fazendo só 5 matérias, né?rs
Beijos!

2:45 AM  
Blogger Apenas Alguém said...

olá Carioca
td bem?
vlw pela sua visita
hj estou melho, graças a Deus as dores pararam, mas os primeiros dias é terrível, o cara Imperfeito jah foi mais forte q eu, pq o inicio o negócio é feio
qndo eu desci da mesa d cirurgia, levei a local, desmaiei em seguida, no primeiro dia chegava a chorar d dor, d tanto q o penis latejava, hj jah tah normal, e jah deu uma boa desinchada tbm
jah caíram três pontos secos, graças a Deus, semana q vem marquei até consulta, pq embaixo da cabeça, ond era o freio, ainda está sangrando, eu faço toda a limpeza antes d dormir, e qndo acordo jah tenho q limpar d novo, akele sangue seco.
o ruim ainda é a bendita ereção
a pior coisa é fazer depois d grande
qndo, principalmente, se tem ereção com frequencia, imagina um homem ficar sem poder ter ereção durante um mes, eu confesso q jah to pirando, mas graças a Deus durante o dia ainda não tive, só tive até agora duas ereções noturnas, uma na sexta passada, q pocou até um ponto, e ficou sangrando uns três dias, e a outra foi na terça/quarta, mas esses só caíram os dois pontos secos
Agora semana q vem, pq não consegui marcar antes, eu marquei uma consulta, pra ver se esse sangramento é normal msm, pq é só um poko q sai a noite. e pra ficar tranquilo, eu vou procurar me informar com ele
Nossa, escrevi quase um post aki dentro
rsrsrsrs
Mas vou nessa
abração
té mais
Apenas Alguém
desculpe a ausencia esse tempo
t+
depois do dia 13 de outubro, jah vo tah recuperado (eu espero) e poderei entrar com mais frenquencia, sem ter a preocupação d ficar excitado ou não
abraços
t+
fuiiiii

5:24 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Cara... Deve tá sendo difícil mesmo, hein! Mas dá pra ver que você tá tendo uma boa cicatrização. Daqui a pouco já tá tudo bem.
Abraços!

1:28 AM  
Blogger Unknown said...

Amigooooooooooooo! blz? ai, eu nunca entendi bem eese lance de WICCA... E agora tem duas? Rssss.... Beijos!

1:38 AM  
Blogger Unknown said...

.

Na verdade essa questão da 'Wicca Grega' é bastante polêmica.

Acho interessante lembrar que a Wicca é uma religião solidamente estruturada, e como tal não pode virar uma salada de frutas. A Wicca não é uma religião ecumênica! Presta-se culto à uma Deusa da Lua e um Deus Cornudo da Fertilidade. Tais dogmas propostos por Gardner, o fundador da religião.

O culto a panteões que foge disso, ao meu ver, não pode ser chamado de Wicca, mas sim de Paganismo, Bruxaria, ou Reconstrucionismo helênico.

Pode-se praticar Wicca lembrando de Divindades greco-romanas, mas nunca fugindo dos dogmas essenciais da religião.

Nunca existirão Wiccanianos(as) cultuando santas cristãs, por exemplo. O que vc encontrará serão Bruxos(as) o fazendo - como as Streghes italianas que incorporaram muito do Catolicismo na sua prática.

Enfim, é um assunto mesmo plausível de debate.

Aliás, muito bom o texto mesmo. Parabéns.

.

2:59 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Trintinha→ Não são 2 Wiccas... É que existem vários segmentos, várias tradições... A Wicca Grega seria uma delas, apesar de não ser a original (que é celta).
Beijos!

Diannus do Nemi→ Eu fiz algumas avaliações no post depois desse. Se eu não soube me expressar com muita clareza nesse (e relendo, acho que em alguns momentos não soube mesmo), acho que agora já dá pras pessoas entenderem melhor.
Valeu pelo toque!

3:52 AM  
Blogger alximist said...

interessante, não sabia o que era wicca.
Mais na verdade somos nos humanos que nomeamos as forças, e na base são a memsa coisa.
Eu são mais ligado ao espiritismo, nos humanos precisamos a imagem do deus, mais se trata de uma força além de uma forma...
Num sentido, eu gostei da ideia , pois está aberta ao conceito que deus pode ter muitos nomes, não importa o sexo, a figura, mais a esencia do deus...
Acho que os antigos Gregos, tamben tinham esta concepção, a qual foi modificada depois com o cristianismo, a religião do amor, que matarom numa cruzada (não contada, oficialmente) todos os não cristãos na epoca do imperador Bizantino Teodosios... Foi nesta cruzada que todos os monumentos foram destruidos, que até hoje podemos ver em ruinas. A acropolis, não foi destruida, só porque os cristãos não conseguirom entrar neste castelo. Delfi, Dilos, templo de Zeus, a cidade de Atenas, Olimpia, etc, foram destruidas nesta cruzada intensionalmente.
A Acropolis, tinha que se transformar em igresa depois disso, e assim sobreviveu até a época dos turcos.

4:45 PM  
Blogger Leo Carioca said...

É verdade. O prejuízo que a Igreja Católica trouxe pra cultura da Humanidade é irrecuperável!

3:03 AM  

Postar um comentário

<< Home