9/11/2007

O TUBARÃO DAS PISCINAS

Oi!!!
Bom, pegando carona no post do Vanderlei Cordeiro de Lima, aí embaixo, hoje vamos dar uma olhada em outro grande atleta brasileiro, o Clodoaldo Silva.

Clodoaldo Francisco da Silva nasceu no Rio Grande do Norte, em 01 de Fevereiro de 1979.
Na hora em que ele nasceu, sofreu uma falta de oxigenação no cérebro, perdendo os movimentos das pernas quase completamente. Em conseqüência disso, as pernas dele não se desenvolveram com uma estrutura física comum. Mas todo o resto do corpo não teve nenhum problema.
A família do Clodoaldo era bastante pobre e ele foi criado só pela mãe (nunca teve muito contato com o pai, que não morava com eles).
Em 1996, o Clodoaldo foi fazer natação, como forma de tratamento hidroterapêutico pra necessidade especial nas pernas dele. E foi ali, na piscina, que ele se sentiu em casa, passando a se dedicar cada vez mais à natação.
Ele não fez nenhuma faculdade, mas terminou o Ensino Médio. E também tem um conhecimento básico de Inglês e Espanhol.
Apesar de usar uma cadeira de rodas durante a maior parte do tempo, pra ir mais rápido de um lugar até o outro, ele consegue ficar em pé e andar de muletas também.
O Clodoaldo seguiu em frente com a hidroterapia e, daí, pra natação paraolímpica, passando a competir com o nome simplificado de Clodoaldo Silva. E logo passou a ser considerado o maior atleta paraolímpico do Mundo, sendo apelidado de Tubarão, de tanta força que tem quando nada.
Ele tem 1, 75 m de altura.
Recentemente, ele participou do Parapan.
No dia 15 de Setembro, o Clodoaldo bateu o recorde de 200 metros livres 2 vezes! De manhã, nas eliminatórias. E de noite, na final, quando ganhou uma nova medalha de ouro pra carreira dele.
No dia 17, ele ganhou a medalha de prata na prova de nado masculino de costas. Mas isso não desanimou ele em nada.
No dia 18, quando se encerrou o Parapan, o Clodoaldo não só conseguiu uma nova medalha de ouro como também bateu um novo recorde mundial, cumprindo a prova de nado masculino livre em 1 minuto e 16 segundos.
Uma coisa que deixou ele surpreso no Parapan foi que os canadenses e estadunidenses mandaram exatamente os seus atletas paraolímpicos mais despreparados.
Agora o Clodoaldo tá começando a se preparar pras Paraolimpíadas da China, em 2008.Usando as palavras dele, ele gosta de competir contra ele mesmo. Ele diz claramente que não se importa em 1º lugar em ganhar dos outros nadadores, mas sim em sempre se sair melhor do que foi na vez anterior. Nesse ponto, ele conta muito com o treinador dele, o Carlos Paixão.


Ao todo, o Clodoaldo teve até agora 7 medalhas de ouro, 1 de prata, 8 recordes mundiais e 2 recordes parapan-americanos.
Quanto ao fim da carreira, ele já deixou claro que vai parar de nadar em 2012.
O Clodoaldo também não deixa de destacar os atletas paraolímpicos que tão se destacando agora, como o André Brasil e o Daniel Dias. Mas ele diz que, apesar dos atletas paraolímpicos já receberem um grande reconhecimento do público, falta mais investimento neles. Eles ainda tão longe de receber o destaque que os atletas comuns recebem dos produtores e patrocinadores.
Bom, pra encerrar, vou deixar aqui o link pro trecho de uma entrevista dele no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=MrbNjlItIQc

Oggi parleremo un po’ di un altro atleta brasiliano: Clodoaldo Silva.
Lui è nato in Rio Grande do Norte, nel 1 Febbraio del 1979, come Clodoaldo Francisco da Silva.
Quando Clodoaldo è nato, ha avuto una mancanza di ossigeno nel cervello e le sue gambe sono diventate quasi completamente ferme. Ma lui non ha avuto nessun problema così con qualche altra parte del suo corpo.
La sua famiglia era molto povera. E solo sua madre si è occupata di lui (il padre non vivia con loro).
Nel 1996, Clodoaldo ha cominciato ad avere idroterapia dovuto al suo problema fisico. Ed ha sentito la pisicna come il suo nuovo Mondo.
Lui non ha mai studiato in nessuna università. Ma parla basicamente l’Inglese e lo Spagnolo.


Clodoaldo is able to walk a little. But he uses a wheelchair to move fast.
After having hydrotherapy for some years, he started his career as a paralympic swimmer and got Clodoaldo Silva as his career name. And nowadays he’s the most famous paralympic swimmer in the World. Some people call him Tubarão (“Shark” in Portuguese).
He’s 1, 75 m tall.
Last month, he was in the Paralympic Games, in Rio de Janeiro. And then he got some new records and new medals (gold and silver) for his career.


En los Juegos Paralímpicos de Rio de Janeiro, Clodoaldo dijo que los atletas de los Estados Unidos y Canadá eran los menos preparados para estar allá.
Ahora, él empieza a prepararse para los Juegos Paralímpicos de Chine, en 2008.
Cuando nada, Clodoaldo dice que no quiere ser mejor que los otros nadadores, pero sí mejor que él mismo. Para eso tiene la ayuda de su entrenador, Carlos Paixão.
El tuvo hasta hoy 7 medallas de oro, 1 de plata, 8 rédordes mundiales y 2 récordes paralímpicos. Y dijo que su carrera acabará en 2012.
Clodoaldo dice que hay otros atletas paralímpicos muy buenos, como André Brasil y Daniel Dias. Pero los patrocinadores y productores todavía no les dan el devido valor.
Uds pueden clickar en el link arriba para ver una entrevista suya en YouTube (en Portugués).


Até!

5 Comments:

Blogger Leo Carioca said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3:07 AM  
Blogger Asfaz said...

Carioca .. estou meio atrasado com a leitura do seu blog ... gostei !

9:05 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Hum! Até que enfim alguém comentou aqui.rs
Abração!

11:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

ATUALIZADO www.m4you-kinho.blogspot.com

10:46 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Falou, Kinho.
Depois eu passo lá.

3:25 AM  

Postar um comentário

<< Home