9/21/2007

SÓ MAIS UMA COISINHA...

Oi!!!

Gente, em 1º lugar, me deixem dizer que eu acho ótimo quando vocês comentam alguma coisa aqui, mesmo que seja pra reclamar. Tá certíssimo! Se não concordam com alguma coisa, falem mesmo. E no post sobre o Tetsuo Kurata, o Thiago deixou um comentário dizendo que não acha legal os posts sobre os atores que já tiveram em Power Rangers. Tá bom. Mas olhem só: da mesma forma que ficaria muito chato eu falar aqui SÓ sobre quem já teve nesse seriado, eu acho que ficaria chato e com um certo ar de censura se eu me recusasse a falar de alguém que já teve lá. Eu só falei sobre esses atores aqui ocasionalmente. E quanto ao seriado Power Rangers em si, além desses 2 posts aqui e do post do mês passado, eu nem devo fazer outro mesmo sobre esse assunto, até porque nem tem mais nada pra falar, né?rs
Mas enfim: no mês passado eu fiz esse post que eu disse sobre como começou o seriado Power Rangers. E pelos comentários da maioria de vocês, me deu a impressão de que vocês gostaram, né? Então, decidi mandar mais um (último) sobre esse assunto... Pra não dizerem que tudo em Power Rangers foi inspirado em seriados japoneses, vamos lembrar hoje de um vilão desse seriado que fez parte da infância de alguns de vocês e que não aparece em nenhuma produção japonesa, o Lord Zedd.

Vamos começar do começo: como vocês sabem, a 1ª temporada de Power Rangers, gravada em 1993, foi inspirada no seriado japonês Kyouryuu Sentai Zyuranger, gravado em 1992.
Só tinha 1 probleminha: Zyuranger foi produzido só por 1 ano; e Power Rangers continuaria a ser produzido em 1994. Assim, pra fazer a nova temporada do seriado, os criadores de Power Rangers resolveram repetir a dose, ou seja, se inspirar num outro sentai, usando a mesma tática que tinham usado antes. O escolhido foi Gosei Sentai Dairanger, gravado no Japão em 1993.
Na 1ª temporada de Power Rangers, apesar da história e dos nomes dos personagens terem sido todos mudados, quase todos os personagens, até ali, tinham sido inspirados em personagens de Zyuranger. Principalmente os vilões. Mas quando foi a vez de se inspirar em Dairanger pra fazer a 2ª temporada, a coisa não foi exatamente assim... É que os diretores e produtores de Power Rangers acharam que os vilões de Dairanger eram muito sem graça pra que fossem criados novos vilões inspirados neles. E aí decidiram manter os vilões da 1ª temporada como os vilões dessa 2ª temporada também. Só os monstros de cada capítulo de Dairanger é que seriam aproveitados.
Por outro lado, tava começando um novo ano do seriado. Se ficasse tudo exatamente igual ao ano anterior, também ficava chato, né? E como o núcleo dos vilões era o que sofreria menos mudanças, pareceu interessante criar um novo vilão principal pro seriado, pra movimentar esse núcleo. Pra isso, já que eles não queriam se inspirar em nenhum vilão de Dairanger, o que restou foi produzir um vilão 100% fabricado nos Estados Unidos. E assim apareceu o Lord Zedd.
A história teve que ser relativamente modificada: na 1ª temporada, a vilã principal era uma espécie de feiticeira espacial chamada Rita Repulsa, que agia como chefe de uma quadrilha de monstros; na 2ª temporada, foi revelado que ela era só a regente desse grupo de monstros, tendo recebido essa regência do Zedd, o verdadeiro imperador desses monstros.
Quando o personagem apareceu pela 1ª vez, no 1º capítulo da nova temporada, ele prendeu a Rita dentro de um satélite e jogou ela no espaço, irritado com os fracassos dela e assumindo pessoalmente o comando a partir daí. E nessa ocasião ele se apresentou como um personagem tão sério e tão assustador que muitos pais e mães começaram a se manifestar contra o seriado, pedindo que ele fosse retratado de uma forma mais light. E foi o que subsequentemente aconteceu: lá pelo meio dessa temporada, apesar de continuar como vilão principal, ele passou a ser retratado mais como engraçado do que como perverso.
Fizeram até a Rita voltar e, através de uma poção do amor, seduzir o Zedd e conseguir se casar com ele.
Os métodos de ataque dele eram quase sempre os mesmos: ele transformava algum objeto, planta ou animal num monstro em tamanho humano que atacava os rangers e, quando ele via que o monstro tava perdendo, jogava uma granada de gás do crescimento em cima do monstro, fazendo ele ficar gigante com a explosão da granada. No final do capítulo, quando o monstro era destruído pelos rangers, ele se transformava de volta no objeto, animal ou planta que era antes.
Terminada a 2ª temporada de Power Rangers, começaram a gravar a 3ª, em 1995, usando de novo a tática de se inspirar em outro sentai. Pra isso, usaram Ninja Sentai Kakuranger, gravado no Japão em 1994.
Dessa vez, continuou basicamente a mesma coisa da temporada anterior. Mas como os vilões de Kakuranger eram um pouco mais interessantes, os produtores de Power Rangers acharam legal criar 2 novos vilões inspirados neles. Mais do que isso também não dava, porque já tinha vilões demais na história. E aí a família do Zedd cresceu: os 2 vilões novos eram exatamente o cunhado dele (o Rito Revolto) e o sogro dele (o Master Vile, que na dublagem brasileira teve o nome alterado pra Don Ritão).rs
O problema é que a mesmice dos personagens e da própria história fez a audiência entrar em declínio ao longo dessa temporada. Assim, quando foi produzida a 4ª temporada do seriado, em 1996, os produtores impuseram algumas mudanças. E uma das mais marcantes foi criar um novo núcleo de vilões principais, inspirados nos vilões do seriado japonês Chouriki Sentai Ohranger.
O Zedd e a quadrilha dele continuaram no seriado, mas rebaixados a vilões de 2ª classe e aparecendo em muito menos capítulos. Além disso, eles faziam muito mais trapalhadas do que maldades.
Na 5ª temporada de Power Rangers, gravada em 1997, o Zedd só apareceu em 3 cenas rápidas de 1 capítulo, ao lado da Rita.
No ano seguinte, veio a 6ª temporada, em que ele também apareceu em pouquíssimos capítulos, quase todos no final. É que nos últimos capítulos dessa temporada, todos os vilões que tinham lutado contra os rangers até ali se juntaram pra dominar o Universo, invadindo vários planetas ao mesmo tempo.
Só quem conseguiu resolver o problema foi o Zordon, o líder dos rangers, através de uma missão suicida: como ele era um ser feito de energia concentrada que vivia dentro de um tubo, ele convenceu o ranger vermelho a destruir o tubo, pra que se espalhasse uma onda de energia dele por todos os planetas próximos e atingisse os vilões que tavam por lá.
Quase todos os vilões, quando foram atingidos pela onda de energia, foram destruídos, se transformando em montes de pó. Mas os vilões de aparência humanóide, em vez de morrerem, foram regenerados, se transformando em humanos normais e, aparentemente, perdendo os poderes que tinham antes.
O único vilão de aparência não-humanóide que também teve esse destino foi o Zedd.
Pra quem não viu a cena,vou deixar o link pra ela aqui (em Inglês):

http://www.youtube.com/watch?v=Ty6avfBvEgs
Quem aparecia no seriado interpretando o Zedd em todos os capítulos, usando a fantasia dele, era o ator estadunidense Ed Neal. E também é ele quem aparece nessa cena final, interpretando a forma humana dele, depois de ter sido atingido pela onde de energia.
Já a voz do personagem nos Estados Unidos foi dada pelo ator e dublador estadunidense Robert Axelrod.

Aqui no Brasil, quem deu voz a ele foi o falecido dublador Paulo Flores.

Depois de se tornar humano, o Zedd nunca mais voltou a aparecer. Nem foi mencionado o que aconteceu com ele depois disso.
Na 15ª temporada de Power Rangers, gravada agora em 2007, foi revelado que ele teve um filho com a Rita, chamado Thrax. E esse foi um dos vilões dessa temporada. Mas ele também não mencionou o que aconteceu com o pai.
O curioso é que isso tudo só aconteceu porque os produtores não quiseram criar nenhum vilão pra Power Rangers inspirado em nenhum vilão de Dairanger. Mas, por ironia do destino, eles fariam isso no futuro: o Mestre Ogro, vilão principal da 10ª temporada de Power Rangers, gravada em 2002, foi inspirado no Imperador Gorma XVI, o vilão principal de Dairanger.

Nel mese scorso, ho postato qui parlando dello show Power Rangers. Ed oggi ne parlerò di nuovo (per l’ultima volta, penso io). Per nessuno pensare che tutto quanto in questo show è venuto del Giappone, basta ricordare di un personaggio cattivo che è 100% statunitene: Lord Zedd.
Prima di tutto, come voi sapete, il primo anno di
Power Rangers è stato filmato nel 1993, ispirato nello show giapponese Kyouryuu Sentai Zyuranger (1992). Ma c’era un piccolo problema: Zyuranger è finito dopo 1 anno; e Power Rangers dovrebbe continuare nel 1994. Così, c’era bisogno di ispirarsi in un altro sentai per fare il nuovo anno dello show. Ed i produttori e direttori hanno scelto Gosei Sentai Dairanger (1993) per questo.
Nel primo anno di
Power Rangers, quasi tutti quanti i personaggi che c’erano sono stati ispirati nei personaggi di Zyuranger, nonostante i loro nomi e la loro storia fossero cambiati. Ma quando è arrivato il momento di fare la stessa cosa con Dairanger per fare il secondo anno di Power Rangers, i direttori e produttori hanno deciso di non ispirarsi nei personaggi cattivi per creare altri, perché loro erano molto stupidi. Così, sarebbe meglio tenere i cattivi dell’ultimo anno. Ci sarebbero solo i mostri di Dairanger.
Comunque sia, era un nuovo anno che cominciava e non era possibile tenere tutto 100% uguale. E come i cattivi sarebbero gli stessi, hanno deciso di creare un nuovo cattivo principale, fatto negli Stati Uniti. E questo è stato Lord Zedd.
Nel primo anno, la cattiva principale di
Power Rangers era Rita Repulsa, una maga dello spazio che governava un gruppo di mostri di altri pianeti; ma nel secondo anno, lei è detta solo la reggente di questi mostri, mentre Zedd era il vero imperatore.


Lord Zedd was seen for the 1st time in the 1st episode of the 2nd Power Rangers season (1994), when he banished Rita Repulsa to the space. And many parents started speaking against the show, telling he was a very serious and evil character. So, he subsequently became a funny (and sometimes ridiculous) villain. By the way, Rita would be back and Zedd would marry her.
To battle the rangers, he used to transform things, animals, and plants into monsters. And to help the monsters, he used to throw down a grenade near them. And when the grenade exploded, the creatures could grow. But when the rangers detroyed the monsters, they became the animal, plant or thing which they had been before.
Power Rangers 2rd season (1995) was based on
Ninja Sentai Kakuranger (1994). And Zedd got a brother-in-law (Rito Revolto) and a father-in-law (Master Vile) based on Kakuranger characters.
But the story was very repetitive and the audience started going down. So, when the 4th season started, the producers decided to have new villains, based on the
Chouriki Sentai Ohranger
’s villains.
Zedd and his followers continued in the show, but as characters without any real importance. And in the 5th season, he and Rita would be seen in only 1 episode.
In the 6th season, he was also in very few episodes. And basically in the last ones.
In the very final episode of that season, Zordon was able to convince the red ranger to destroy him, making his energy wave to scatter along different planets. And the villains who were on those planets were destroyed or purified into normal human beings. And Zedd and Rita went in the second way. You guys can click on the link above to watch this scene.


El actor que podía ser visto en
Power Rangers con el traje de Lord Zedd en todos los episodios era el estadunidense Ed Neal. Y fue él también quien actuó como la forma humana de Zedd (uds pueden clickar sobre el link arriba para verlo en esa ocasión). Es él quien está en la segunda foto.
La voz del personaje en los Estados Unidos fue dada por el actor y dublador estadunidense Robert Axelrod, que está en la tercera foto.
Y aquí en Brasil, la voz de Zedd fue dada por el finado dublador Paulo Flores, que está en la quarta foto.
Después de su transformación en humano, Zedd no fue más visto en
Power Rangers.
Y tampoco se dijo lo que pasó con él después de eso.
Años después se sabría de un hijo suyo con Rita, llamado Thrax. Pero ese tampoco dijo lo que hubo con su padre.
Lo más curioso es que Zedd fue un personaje criado solamente porqué los productores y directores de
Power Rangers no deseaban tener allá un persnaje inspirado en ningun villano de Gosei Sentai Dairanger (1993). Pero eso se pasaría en el futuro: el Amo Org, el villano principal de la décima temporada del serial (2002), fue un personaje inspirado en el Emperador Gorma, el villano principal de Dairanger.

5 Comments:

Blogger Unknown said...

Amigooooooooooo! blz? longe de mim te criticar, adoro teu blog! mas, quanto aos power rangers, fico meio de fora, pois nunca curti muito esse seriado... Mas, acho qeu tá valendo, vc faz um ótimo trabalho! muito interessante! continue assim! Beijos!

1:16 AM  
Blogger Leo Carioca said...

Obrigado, Trintinha.
Mas quando vocês acharem alguma coisa pra criticar, quero que vocês fiquem à vontade mesmo.rs
Beijos.

2:54 AM  
Blogger Jean Luiz said...

Olá Léo, blz?
Muito interessante e intrigante essa história do Power Rangers, valeu! Eu não assistia muito, mesmo na época em que esse seriado foi febre entre a garotada.
Anotei seu email, viu! Uma coisa, nunca faeli com vc no messenger, se vc tiver me adicona lá,
Bjs...

10:38 AM  
Blogger Asfaz said...

Olha também não sou muito fã deles, vejo as vezes por acaso ... mas gosto do seus posts sobre eles ...

9:42 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Jean→ Cara, não tenho messenger.
Mas pode me mandar um e-mail sepre que você quiser, é claro.
Bejão!

Mariposo-L→ Eu também vejo ocasionalmente, porque, venhamos e convenhamos, até criança deve achar aquilo meio bobo, né?
Mas eu gosto é dos gatos que interpretam os rangers no seriado.rsrs

12:01 AM  

Postar um comentário

<< Home