9/19/2007

DUAS VEZES KAMEN RIDER

Oi!!!
Hoje a gente vai dar uma olhada num ator, modelo e cantor japonês muito famoso no final dos anos 80 e início dos 90 (inclusive aqui no Brasil): o Tetsuo Kurata.

Tetsuo Takayama nasceu em Kanagawa, em 11 de Setembro de 1968.
Na adolescência, o esporte preferido dele era o surfe.
A estréia do Tetsuo como ator, quando ele assumiu o nome artístico de Tetsuo Kurata, foi no seriado Black Kamen Rider, que aqui no Brasil recebeu o título de Blackman. Mas foi, como o próprio título deixa claro, um novo kamen rider.
Só abrindo um parêntesis pra explicar a quem não sabe o que é isso, os kamen riders são uma espécie de subgênero dos seriados japoneses, que mantêm sempre o mesmo roteiro: o personagem principal é sempre um rapaz jovem e de personalidade traumatizada que se transforma numa criatura de aparência insetóide, luta contra monstros e quase sempre chega dirigindo uma super moto.
O 1º seriado desse tipo foi em 1971. E os seguintes ganharam o público japonês da época sem muita dificuldade.
Só nos anos 80 é que, com o aparecimento dos metal heroes (Sharivan, Machine Man, Jaspion e tal), os kamen riders perderam o destaque. Mas há exatamente 20 anos, em Setembro de 1987, os kamen riders começaram a recuperar a atenção do público, graças ao que foi produzido então: o próprio Black Kamen Rider.
Não foi só o nome do seriado que mudou por aqui: o personagem do Tetsuo, que no original se chamava Kotaro Minami, na tradução brasileira virou Issamu Minami.
O 1º capítulo é considerado por muitos críticos como o melhor capítulo de seriado japonês dos anos 80... É. Eu me lembro que, quando assisti, eu achei bem diferente dos inícios de outros seriados japoneses que eu já tinha visto. A coisa tem um clima de suspense, deixando situações sem explicação até o final do capítulo.Nesse capítulo também já são apresentados 3 dos vilões principais: os Sacerdotes de Gorgom, uma seita religiosa que adorava uma espécie de demônio espacial, que eles chamavam Grande Rei. E esses sacerdotes transformam os irmãos adotivos Kotaro e Nobuhiko em 2 guerreiros insetóides com superpoderes, chamados Black Sun e Shadow Moon, condenados a lutar um contra o outro até a morte (o sobrevivente seria o sucessor do Grande Rei, depois que ele morresse). Só que o pai dos rapazes, um cientista que tinha vendido os filhos aos sacerdotes em troca de recursos pras experiências dele, se arrepende na última hora e tenta salvar os filhos no momento da transformação. Mas só o Kotaro consegue fugir. E com os poderes que adquiriu, ele rejeita o título de Black Sun, passando a se autochamar de Black Kamen Rider.


E aí começa a jornada dele de enfrentar os sacerdotes e os outros membros dos Gorgom (o que inclui algumas dezenas de monstros, né?rs). Mas intenção inicial dele é apenas resgatar o irmão (o pai foi morto pouco depois de tentar salvar eles), que ficou com os sacerdotes. Mas quando ele percebe que o cara se bandeou pro lado dos vilões, a coisa se complica mais ainda...
Bom, ao longo do seriado ele vai conseguindo matar todos os vilões. E no último capítulo, depois de ferir mortalmente o Shadow Moon, ele parte pra cima do Grande Rei, que finalmente tinha baixado na Terra pra assistir a luta final dos 2 insetóides. E o Shadow Moon, antes de morrer, se arrepende dos erros cometidos e ajuda o Kotaro a destruir o Grande Rei.
Apesar de ter mantido a linha tradicional do herói lutando contra um monstro diferente a cada capítulo, esse seriado manteve até o fim um clima mais sombrio e uma história um pouco mais triste. Foi mais voltado pro público adolescente do que pro infantil.
Também é o Tetsuo quem canta o tema da abertura do seriado (a música se chama Kamen Rider Black mesmo). Vou deixar um link dele cantando essa música pra vocês verem:

http://www.youtube.com/watch?v=7pfp1lYvYZU

Agora vejam só: esse seriado terminou de ser gravado em 16 de Outubro de 1988. E em 23 de Outubro começou a ser gravado Kamen Rider Black RX, a continuação do seriado anterior (protagonizado, é claro, pelo Tetsuo, que interpretava o mesmo personagem). Só que esse fugia quase completamente ao clima do outro: enquanto o 1º seriado manteve esse clima mais sombrio, o 2º foi mais pro lado da comédia. A idéia era chamar mais a atenção do público infantil.
Como no final do outro seriado o Kotaro tinha ficado completamente sozinho no Mundo (todas as pessoas que ele conhecia tinham sido mortas ou fugido pra outros países pra escapar dos Gorgom), no início desse seriado ele aparece como um mendigo que vaga sem destino pelas ruas de Tókyo... Isso é que é final infeliz, hein! Mas o novo começo vem a partir daí: ele conhece o Sr. Sahara, que dá a ele o emprego de piloto particular do helicóptero dele.Logo depois, o Kotaro é abduzido por vilões espaciais que querem fazer uma parceria com ele pra conquistar a Terra. E como ele recusa, é claro, os vilões matam ele e jogam o cadáver no espaço. Mas a luz do Sol atinge ele logo depois, ativando e modificando os poderes dele, ao mesmo tempo em que faz ele ressuscitar. Simplificando: ele ganha uma nova aparência insetóide, com novos poderes (mais ou menos, né?).


Por falar em nova aparência, nesse seriado as roupas dos vilões eram coloridas demais (exatamente o oposto dos vilões do 1º seriado) e os monstros também ficaram bem mais mal feitos.
O momento talvez mais marcante do seriado, considerado a melhor parte da história por alguns fãs e a pior por outros, foi a ressurreição do Shadow Moon: depois de ter morrido se arrependendo no seriado anterior, o cara volta nesse (e de novo como vilão), morrendo pela 2ª vez (e pra sempre) logo depois.
Tanto o último capítulo do 1º seriado quanto o último capítulo do 2º nunca foram exibidos no Brasil.
Algumas cenas do 2º seriado seriam usadas como footage em 3 capítulos da 3ª temporada de Power Rangers, gravada em 1995. E não seria por acaso: a Saban Entertainmet lançaria, logo depois disso, outro seriado nos Estados Unidos inspirado num seriado japonês, o Masked Rider.
O Tetsuo deixou claro numa entrevista que preferiu muito mais fazer o 1º seriado, achando o 2º cheio de exageros desnecessários. Mas também tem um detalhe: o 1º seriado foi a estréia dele como ator e já como protagonista. E ele ainda era um pós-adolescente (tinha acabado de fazer 19 aninhos) quando fez aquilo, né? É claro que pra ele aquele trabalho tinha que ter uma importância maior. Aliás, ele era um gatinho naquela época.
Logo depois de gravar os 2 seriados, o Tetsuo fez vários trabalhos como modelo (ele tem 1, 83 m). E foi um dos maiores símbolos sexuais do Japão no início dos anos 90.
Como ator, ele também seguiu em frente direto, não deixando nem um pouco a desejar.
A carreira do Tetsuo foi rápida, mas muito intensa: ao todo, pelo menos até agora, ele teve 51 trabalhos como ator no cinema e, principalmente, na televisão. O último foi em 1999, no seriado Files of Settlers in Kyoto. Depois disso, aparentemente, ele desistiu da carreira de ator. Provavelmente devido à falta de tempo pra cuidar da vida pessoal, já que ele costumava reclamar disso quando era mais novo.
Mas ainda hoje, o Tetsuo costuma aparecer com freqüência nos eventos ligados aos seriados japoneses dos anos 80.

Hoy hablaremos un poco del actor, modelo y cantante japonés Tetsuo Kurata.
El nació en Kanagawa, el 11 de Septiembre de 1968, como Tetsuo Takayama.
Cuando Tetsuo era adolescente, le gustaba muchísimo surfar.
Su estreno como actor fue en el serial
Kamen Rider Black,
como el personaje Kotaro, cuando tuvo el apodo artístico de Tetsuo Kurata.
Si no sabes lo que es un kamen rider, te digo que es un tipo específico de serial japonés que siempre tiene como héroe un muchacho con traumas psicológicos que puede transformarse en un guerrero insectoide, lucha contra monstruos y tiene una super moto.
El primer kamen rider fue en 1971. Y los siguientes fueron muy bien vistos por los japoneses.
Solo en los años 80, por cuenta de los metal heroes (otro tipo de serial japonés de aquella época), los kamen riders tuvieron una pequeña decadencia de audiencia. Pero esa audiencia fue restaurada en 1987, gracias a
Kamen Rider Black.
El primer epidosio de ese serial es visto por mucha gente como el mejor episodio de un serial japonés de los 80. Y me recuerdo que, cuando lo vi por la primera vez, lo consideré realmente diferente, con un ambiente de suspense.
También en ese episodio, conocemos los 3 Sacerdotes de Gorgom, súbditos de un tipo de demonio del espacio. Y esos sacerdotes transforman los hermanos Kotaro y Nobuhiko en 2 guerreros insectoides (Black Sun y Shadow Moon) que tenían que luchar uno contra el otro hasta la muerte: el sobreviviente sería el nuevo Señor de Gorgom. Pero el padre de los muchachos, un científico que los había vendido para los sacerdotes en cambio de recursos para sus experimentos, se arrepiente y hace lo posible para salvarlos en el momento de la transformación. Mas solo Kotaro consigue escapar. Y con los poderes que recibió de los sacerdotes, pasar a ser el héroe Kamen Rider Black.


Dopo esser diventato Kamen Rider Black, l’eroe Kotaro comincia la sua lotta contro i mostri e sacerdoti di Gorgom. Però, nell’inizio della storia, lui pensava solo di riscattare suo fratello Nobuhiko, preso per i sacerdoti. Ma poi Nobuhiko sarebbe anche diventato un cattivo della storia: Shadow Moon.
Fino alla fine dello show, Kotaro riesce a uccidere i cattivi di Gorgom. E nell’ultimo episodio, dopo aver ferito Shadow Moon quasi fino alla morte, lui è riuscito a uccidere il demonio dello spazio a cui i sacerdoti servivono. Ed il moribondo Shadow Moon l’aiuta prima di morire, per avere la redenzione dei suoi sbagli.
Questo show ha avuto lo stesso plot degli show giapponesi quasi tutti quanti, con l’eroe lottando contro un mostro diverso tutti i giorni. Ma l’atmosfera era un poco più triste ed infelice, anche perché era più fatto per gli adolescenti che per i bambini.
Tetsuo non ha soltanto attuato come Kotaro, ma era anche lui il cantante della canzone principale dello show. Voi potete clickare sul link sopra per vederlo cantandola.
Kamen Rider Black è finito nel 16 Ottobre del 1988. E nel 23 Ottobre è cominciato Kamen Rider Black RX, che continuava la sua storia ed aveva anche Tetsuo come Kotaro. Ma questo secondo show era molto diverso del primo, perché era quasi un tipo di commedia fatta per bambini.
Nell’inizio, possiamo vedere che, dopo aver dato la fine ai Gorgom, Kotaro è stato lasciato solo per tutti quanti (le persone che conosceva erano andati in altri paesi per scappare dei Gorgom) ed è diventato un senzatetto che camminava senza destino per Tokyo. Ma dopo questo, lui sarebbe diventato un impiegato di un uomo chiamato Sahara.
Però Kotaro è diventato sequestrato per dei cattivi di altro pianeta, che lo volevano fra loro. E come lui non è stato d’accordo, loro l’hanno ucciso e lanciato nello spazio. Ma i raggi del Sole l’hanno dato una nuova vita, con una nuova forma e dei nuovi poteri (voi potete vedere sopra la sua forma insettoide in
Kamen Rider Black e, sotto questa, quella che lui ha avuto in Kamen Rider Black RX
).
E parlando di nuove forme, i cattivi e mostri di questo show non hanno avuto veramente buone forme.


Kamen Rider Black RX (1988) was a kind of a 2nd season of Kamen Rider Black (1987). And the best part of this TV series is possibly the resurrection of Shadow Moon, the main villain of Black. And then he had died very sorry for everything wrong he had done. But he was back in Black RX also as a vilain, until his 2nd (and definitive) death. So, his resurrection is seen by some fans of this series as its best part, and for others as its worst part.
We could see both
Black and Black RX
here in Brazil. But the last episodes of each one were never shown here.
Some scenes of
Black RX were used as footage in 3 episodes of the 3rd season of Power Rangers (1995). It happened because, a little later, Saban Entertainmet would release Masked Rider, which was completely inspired with Kamen Rider Black RX.
Tetsuo (who played the main hero of both series) once said clearly he had prefered to be in Black than in Black RX.
But we have to remember the 1st one was his debut as an actor and he was a teen when he did that. So, of course he has to see it as something important. By the way, he was a very cute 19-year-old boy at that time, wasn’t he? This pic of his riding the moto is from that time.
After
Black RX,
he started his career as a model. And he became a great Japanese sex symbol in the early 90s (he’s 183 cm tall).
Also as an actor, Tetsuo went ahead. He didn’t have a very long acting career, but it was surely intense: he was a cinema and TV actor for 51 times. His last time as an actor to now was in
Files of Settlers in Kyoto
(1999). And after that he presumably gave up acting. Possibly because of his personal life (in his 20s, he used to say he never had time to take care of his personal life because of his acting career).
Anyway, he usually can be seen in tokusatsus shows and events.


Até mais!

10 Comments:

Blogger Blog Jotha Design said...

Caracaaaa, tu resgata umas coisa do arco da velha, curti muitooo isso na minha infancia... que massa, rsrs.

abração

8:38 AM  
Blogger Leo Carioca said...

rs
Eu também assistia.
Abração!

2:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Carioca, todo os dias acesso seu blog pra ver se tem atualização. Adoro! Mas não gosto qdo o post é sobre algum ex-Power Ranger ou outro herói japonês... desculpe a sinceridade, mas acho que não tem nada a ver com a proposta do blog... é só minha opinião ok! Forte abraço

5:09 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Thiago, você não tem nada que se desculpar. Se não gostar de alguma coisa, tem que falar mesmo.
Mas olha: a proposta do blog é levar entretenimento e cultura aos visitantes. E entretenimento é uma coisa muito variada.
Sobre falar sobre ´Power Rangers`, eu expliquei a situação no post mais recente.
Sobre os atores japoneses, foi coincidência mesmo falar sobre 2 deles seguidamente. No mês passado eu falei sobre o Junichi Haruta no mês passado porque uma pessoa já tinha pedido aqui há algum tempo, nos comentários, um post sobre ele. E esse mês eu falei sobre o Tetsuo Kurata porque é o mês do aniversário dele.
Bom, espero que teja explicado. E valeu pelo comentário.
Abraço!

4:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

É, vc tem razão, realmente entretenimento é uma coisa bem ampla...rsrsrs...
só queria deixar claro que nunca iria pedir pra vc parar de postar sobre isso, pq tem mta gnt q gosta..só quis deixar registrado minha opinião.. Forte abraço

4:14 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Eu entendi.
E a opinião de todos vocês é muito importante aqui, pode ter certeza.
Abração!

2:55 AM  
Blogger Asfaz said...

Quero um barata hi-tec dessas para mim ..kkkk

9:38 PM  
Blogger Leo Carioca said...

rs
Tá certo. Só que ele não é uma barata, é um louva-a-deus.

11:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

OI LEO

NÃO SEI COMO NEM ONDE EU ANDAVA COM A CABEÇA QUANDO VIA ESSAS COISAS TRASH AHAHA CRIANÇA É TUDO BOBIN MESMO ! AHAHA
BEIJOCAS KINHO

10:59 PM  
Blogger Leo Carioca said...

rsrs
Eu também adorava ver isso!
Beijocas.

3:22 AM  

Postar um comentário

<< Home