8/30/2007

UM PIONEIRO GLBT DA NOVA ZELÂNDIA

Oi!!!

No final do mês passado, não deu pra linkar aqui nenhum site de utilidade pública, por causa dos problemas com o monitor que eu tive. Então, esse mês eu vou linkar 2.
Um é o site da SBS, uma instituição que cuida da educação de jovens de classe pobre. Tá aí o link:

http://www.sbsolidariedade.org.br/

E o outro é o site da SPLEB, uma instituição que procura facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais óticas a terem acesso de diferentes modos à leitura. Tá aí o link:

http://spleb.org.br/pt/index.php
Bom, hoje a gente vai dar uma olhada num dos políticos gays mais famosos da Nova Zelândia, o ex-professor, ex-avicultor e atual ministro Christopher Joseph Carter. Ou, como foi apelidado, Chris Carter.

Ele nasceu na Ilha Norte da Nova Zelândia, em 1952.
O Chris se formou pelo St Peter’s College e pela University of Auckland, recebendo o diploma de Mestre em Artes de História.
Antes de entrar pra política, ele foi professor e avicultor. Aliás, ele se especializou na criação de raças raras de galinha.
Nos anos 70, o Chris conheceu o namorado, o diretor escolar Peter Kaiser, com quem ele mora até hoje.
Em 1993, o Chris foi eleito membro do Conselho de Ministros Neozelandeses pela 1ª vez. E foi o 1º homossexual assumido a se tornar ministro na Nova Zelândia.
Em 1996, ele se recandidatou e não ganhou. Mas 3 anos depois, ele foi reeleito.
Em 2004, foi legalizada a união civil entre pessoas do mesmo sexo na Nova Zelândia. Mas até hoje continua proibida a adoção de filhos no nome das 2 pessoas de um casal do mesmo sexo: ou a criança é adotada só no nome de um ou só no nome do outro.
Já a idade mínima pra pessoas do mesmo sexo terem contato sexual foi fixada em 16 anos.
Em 2005, o Chris foi reeleito com 59,2% dos votos.
No último dia 10 de Fevereiro, ele e o Peter realizaram a união civil deles. Foi a 1ª vez na História da Nova Zelândia em que um ministro se uniu civilmente a uma pessoa do mesmo sexo.
Os ministérios que o Chris já teve até agora foram de Conservation, Ethnic Affairs e Housing. Eu não sei dizer exatamente quais seriam as definições específicas disso porque são definições meio técnicas e específicas da política da Nova Zelândia, né? Mas foi isso aí.rs
Atualmente, o Chris e o Peter moram em Te Atatu, bairro de Waitakere City.

Oggi parleremo un po’ di un potilico omosessuale della Nuova Zelanda: l’ex-professor, ex-avicoltor ed oggi ministro Christopher Joseph Carter, chiamato per quasi tutti quanti Chris Carter.
Lui è nato nell’Isola del Nord, nel 1952.
Chris è laureato in Storia per il St Peter’s College e per la University of Auckland.
Le sue carriere come professore ed avicoltore sono state prima della sua carriera politica. A proposito, lui aveva una specialità nelle razze più rare di gallina.
Negli anni 70, Chris ha conosciuto il preside Peter Kaiser, con chi ha una relazione romantica da quell’epoca.
Nel 1993, Chris è stato eletto ministro. E questa è stata la prima volta che una persona pubblicamente gay è diventata un ministro nella Nuova Zelanda.
Lui non è stato eletto di nuovo nel 1996. Ma lo sarebbe nel 1999.

En 2004, la unión civil entre personas del mismo sexo fue legalizada en Nueva Zelanda. Pero hasta hoy una pareja del mismo sexo no puede ahijar nadie allá. Una de las personas de la pareja puede hacerlo, pero las 2 personas juntas no.
La edad mínima para el contacto sexual entre personas del mismo sexo es 16 años.
En 2005, Chris Carter (o Christopher Joseph Carter, como lo quieran) fue reelegido ministro allá.
El 10 de Febrero, él y su novio Peter Kaiser tuvieron su unión civil. Fue la primera vez en la Historia de Nueva Zelanda que un ministro tuvo una unión civil con una persona del mismo sexo.
Los ministerios que él tuvo hasta hoy en Nueva Zelanda fueron Conservation, Ethnic Affairs y Housing.
Chris y Peter viven juntos hoy en Te Atatu, un barrio de Waitakere City.

Guys, I’ll link the Chris Carter’s Official Website here:


http://www.carter.org.nz/

Eu volto no Sábado com a enquete nova. Até lá!

10 Comments:

Blogger Mariposo-L said...

Puxa de 1970 a 2007 , trinta e poucos anos juntos ... achei o máximo, bonitão ele :)))

8:57 AM  
Blogger Menino G said...

Claro. Eu não posta nada que eu não tenha feito ou sentido. Beijos!!!

3:46 PM  
Blogger hotspot_fortaleza said...

ESSE SIM SOUBE FAZER ...

ADOREI O POST.

E O SENADOR SAFADO EIN?

SÓ NA PEGAÇÃO FAZENDO A

LINHA BANHEIRO ... KKK

*´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ (¸.·` (¸.·` ¤.¤ HOTSPOT FORTALEZA ¤.¤
http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

4:16 PM  
Blogger Leo Carioca said...

Mariposo-L→ É! Bastante tempo, né?

Menino G→ Já percebi.
Beijos!

Hotspot Fortaleza→ Ah, eu vi.
O difícil é saber qual é o banheiro que NÃO tem essas coisas, né?rsrsrs

2:19 AM  
Blogger cam.brz said...

adorei o seu blog, virei por aqui mais vezes. beijo.

2:41 AM  
Blogger Minge said...

You love it.

2:14 PM  
Blogger Trintinha said...

Amigooooooooooo! Blz? Vc sempre com alguém inusitado por aqui, né? Onde vc encontra essa figuras? Adorei o post! beijos!

2:03 AM  
Blogger Leo Carioca said...

Cam.Brz→ Bem-vindo!
Beijo!

Minge→ ´What` do I love?

Trintinha→ Ah, eu escolho bem antes de postar.rsrs
Beijos!

2:37 AM  
Blogger Mariposo-L said...

Esses dias vi um especial sobre a Nova Zelândia, nossa lá é lindo um paraíso ..

4:07 PM  
Anonymous Leo Carioca said...

Também já ouvi dizer que é muito bonito lá.

2:45 AM  

Postar um comentário

<< Home