8/28/2007

O ÚLTIMO DA SUCESSÃO MASCULINA

Oi!!!
Hoje a gente vai dar uma olhada em mais um príncipe, o Haakon Glücksburg, o futuro Rei da Noruega.

O Príncipe Haakon Magnus Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg nasceu em Oslo, em 20 de Julho de 1973.
Quem tava no Trono da Noruega naquela época era o avô dele, o Rei Olav V. E a Lei de Sucessão na época determinava que o herdeiro do trono era o filho homem mais velho do rei. Assim, como o Olav V tinha 2 filhas e 1 filho, apesar desse último ser o mais novo dos 3 irmãos, ele era o herdeiro. Ele se chamava Harald, e era exatamente o pai do Haakon.
Bom, com o Príncipe Harald aconteceu quase a mesma situação que tinha se passado com o pai: casado com a Princesa Sonja, ele teve uma filha, a Princesa Märtha; mas 2 anos depois nasceu o Haakon, que, por ser homem, passou a ser o herdeiro do trono antes da irmã.
Em 1990, a Lei de Sucessão foi modificada, ficando determinado que o herdeiro do Trono da Noruega é o 1º filho do rei, independente de ser homem ou mulher. Mas o que foi decidido é que a nova lei só valeria pros herdeiros nascidos a partir de 1990. Assim, essa lei não atingia a Märtha e o Haakon. E ele continua a ter direitos sobre o trono antes dela. Mas dos filhos dele em diante, já passaria a valer a nova lei.
Em Janeiro de 1991, com a morte do Rei Olav V, o pai do Haakon subiu ao trono, com o título de “Sua Majestade, o Rei Harald V, da Noruega”. E o Haakon, consequentemente, passou a ser o herdeiro direto do Trono da Noruega.
Quando o Rei Harald V morrer ou abdicar, o Haakon vai passar a ser o novo monarca, com o título de “Sua Majestade, o Rei Haakon VIII, da Noruega”. Mas também como o título de “último homem a herdar o Trono da Noruega por sucessão masculina”, né?
Bom, depois da coroação do pai, ele se alistou na Marinha Real Norueguesa, servindo lá por 1 ano e estudando na Academia Naval Norueguesa. E saindo de lá, ele se mudou pros Estados Unidos, ou, mais especificamente, pra Califórnia, onde se bacharelou em Ciência Política pela UC Berkeley, em 1999.
O Haakon também fez estudos complementares na Universitetet i Oslo, na Noruega, e na London School of Economics, na Inglaterra.
Ainda no final dos anos 90, ele conheceu a universitária Mette-Marit Tjessem Hoiby, num festival musical em Kristiansand. E aí eles começaram a namorar e já foram morar juntos logo depois.
Esse relacionamento incomodou bastante os conservadores de plantão, já que a Mette-Marit não era de família nobre e tinha um filho, chamado Marius, com um ex-namorado, que era um traficante de drogas.
Pra que não surgissem problemas relacionados a isso, foi pedido ao príncipe que se casasse oficialmente com a namorada. E em 01 de Dezembro do ano 2000, foi anunciado em público o noivado deles. O casamento foi na Catedral de Oslo, em Agosto do ano seguinte, quando a Mette-Marit recebeu o título de “princesa-consorte”.
O Marius, apesar de ser filho da futura rainha-consorte e enteado do futuro rei, não é reconhecido como herdeiro do trono. Mas, ainda assim, ele é membro da Família Real.
No final de 2003, foi diagnosticado um câncer no Rei Harald V. E enquanto ele foi fazer o devido tratamento, o Haakon assumiu todas as responsabilidades do pai como príncipe regente.
Em Janeiro do ano seguinte, nasceu a Princesa Ingrid, a 1ª filha do Haakon e da Mette-Marit. E pela nova Lei de Sucessão, depois do Haakon, ela é a herdeira inquestionável do Trono da Noruega.
Em Abril, o rei reassumiu as responsabilidades dele, dando fim à regência do filho.
Em Dezembro de 2005, nasceu o Príncipe Sverre, o 2º filho do Haakon e da Mette-Marit. Mas isso não muda em nada os direitos da Princesa Ingrid sobre o trono.
Como próximo Rei da Noruega, o Haakon é uma presença constante no Ministério de Relações Exteriores Norueguesas, assim como na maioria das formalidades que a Família Real tem que cumprir.No tempo livre, ele gosta de praticar esportes informalmente. O preferido dele é windsurfe. Aliás, uma vez ele foi flagrado por um paparazzo numa praia enquanto praticava esse esporte:


O Haakon também gosta muito de música, de todos os tipos. Aliás, durante a adolescência e pós-adolescência dele, ele era visto constantemente em vários festivais de música nos mais variados países da Europa.

Hoy hablaremos un poco del próximo Rey de Noruega: el Príncipe Haakon Glücksburg.
El nació en Oslo, el 20 de Julio de 1973. Y su nombre todo es Haakon Magnus Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg.
Olav V era el Rey de Noruega en aquella época. Y la Ley determinaba que el heredero del trono era el primer hijo hombre del rey. Así, aunque Olav V tuviese 2 hijas más viejas que su hijo Harald, él era el heredero del trono. Y con Harald pasó cási la misma cosa que con su padre: su primera hija con la Princesa Sonia era mujer, la Princesa Marta; pero su hijo Haakon, aunque fuera 2 años más jóven que su hermana, era el heredero del trono, porqué era hombre.
En 1990, las leyes sobre el trono noruego fueron cambiadas. Y fue determinado que el heredero del trono es el primer hijo del rey, sea ese hijo hombre o mujer. Pero la nueva ley sería solamente para los herederos nacidos después de 1990. Así, los derechos de Marta y Haakon sobre el trono continuan los mismos: él continua como el heredero principal (pero con sus hijos sería ya diferente).
En Enero de 1991, el Rey Olav V se murió. Y el padre de Haakon se cambió en el Rey Harald V. Así, el futuro rey ya será Haakon.

After King Harald V’s death or abdication, Haakon will be the new monarch, as His Majesty King Haakon VIII of Norway. But also as the last male to be a King of Norway by male-preference primogeniture.
After becoming the Crown Prince, Haakon served in the Royal Norwegian Navy. And after that, he moved to the United States, where he would receive a Bachelor of Arts degree in Political Science from the UC Berkeley, in 1999.
He would also be at the Universitetet i Oslo and at the London School of Economics.
In the late 90s, Haakon and Mette-Marit Tjessem Hoiby became lovers.
Conservative people didn’t accept their affair, because Mette-Marit wasn’t a noblewoman and had a son named Marius with a drug dealer.
The prince was asked to marry his lover officially. And they got married at the Oslo Cathedral, in 2001. Since then, Mette-Marit’s been a princess-consort.
Her son Marius is a member of the Royal Family. But he isn’t one of Haakon’s heirs.

Nel 2003, il Re Harald V ha avuto un cancro. E Haakon è diventato il reggente al suo ritorno.
Nel Gennaio del 2004, è nata sua prima figlia, la Principessa Ingrid, l’erede del Trono della Norvegia dopo suo padre.
Harald V è tornato in Aprile, finendo così la reggenza di Haakon.
Nel 2005, è nato il Principe Sverre, il secondo figlio di Haakon. Ma la Principessa Ingrid continua come l’erede del trono.
Come il prossimo re, Haakon deve essere sempre presente nelle formalità della Famiglia Reale della Norvegia.
Quando non ha niente da fare, gli piace fare degli sport. Principalmente la tavola a vela. A proposito, un paparazzo l’ha fotografato al mare in certa volta che lui lo faceva (voi potete vedere la foto sopra).
Gli piace moltissimo anche la musica, dei tipi tutti quanti. Quando era adolescente, Haakon era visto quasi sempre negli show musicali di molti paesi europei.


Até a próxima!

8 Comments:

Anonymous jahh said...

A sexy future King!

Congratulations for your blog.

jahh

4:45 PM  
Blogger Trintinha said...

Amigooooooooooooooo! blz? Nossa, que principe, hein? Esse acordava a Bela Adormecida só de chegar perto... Rssss.... Beijos!

12:27 AM  
Anonymous Leo Carioca said...

Jahh→ I agree!
Thank you!

Trintinha→ Pois é. Já pensou um príncipe assim chegando com a espada levantada?!rsrsrs
Beijos!

1:35 AM  
Blogger RIC said...

... Mas por que será que há tanto sangue alemão em tudo o que é casa real europeia?! É impressionante! Não escapa praticamente nenhuma!
(Como vês, Leo, tenho muito pouco espírito de súbdito... Já não tenho muita pachorra para realezas... Cansaram-me com tanto disparate...)
Abração! :-)

3:49 AM  
Blogger Jeremy said...

casaria com ele nuim piscar de olhos!!

1:30 PM  
Blogger KAIKE said...

nossa...
demais
adorei ele
abração

2:47 PM  
Blogger kinho said...

OI LEO !!


NOSSA ESSES HOMIS DA ESCANDINAVIA SÃO SIMPLESMENTE UM BAFÔ DE BUNITOS ESSE SEM DUVIDA TÁ COM A BOLA TODA.
ADOREI A BARBA DELE UMA BARBA RALINHA E ADORMECIDA É TUDO DE BOM .

BEIJOCAS
KINHO

3:17 PM  
Anonymous Leo Carioca said...

Ric→ Eu acho que depende da casa real.
Abração!

Jeremy→ Só que ele já é casado, né?rs

Kaíke→ Bonito ele, né?rs
Abração!

Kinho→ Sabe que é verdade?! Quase todos os príncipes escandinavos são gatos!rs
Beijocas!

2:50 AM  

Postar um comentário

<< Home