1/29/2007

O HOMEM-PÁSSARO

Olá!!!

Bom, em 1º lugar, queria pedir pra vocês não deixarem de ler o post abaixo desse↓, tá? Só pra esclarecer umas coisinhas.
Ah, rsrsrs E eu queria aproveitar pra dizer que eu não sou protestante, não sou evangélico e não sou praticante de NENHUMA outra religião atualmente. Só tô explicando isso porque teve gente me perguntando (por e-mail) se a igreja que eu freqüento distribui camisinha, porque eu mencionei as igrejas protestantes no texto anterior... rs
Olhem, já fui católico, já fui afro-espírita, mas nunca fui protestante. Aliás, o Protestantismo nem é a minha filosofia religiosa preferida, acho que é uma filosofia que tem vários equívocos e vários pontos a serem repensados... Mas, com certeza, o Protestantismo erra muito, muito, muito menos do que o Catolicismo.
Mas repito: no momento, eu não sou protestante nem evangélico nem budista nem espírita nem judeu nem praticante de nada! Eu acredito no Divino, mas não tô fixado em religião nenhuma. Ficou claro?
Bom, hoje vamos falar sobre alguém que entende bem de passarinho. Aliás, ele entende bem de cuco, ganso, periquito, peru, pinto, rola... Ei! Vamos com calma! Não é isso que vocês tão pensando, não! Vocês são maldosos!rsrsrs
Tô falando de um dos maiores conhecedores das aves do Brasil, o publicitário, ornitólogo e inventor Etson Bini.

Etson Bini de Sousa nasceu no interior de Santa Catarina, em 1964.
Ele teve o interesse pela Ornitologia despertado desde criança, já que o pai dele era um grande admirador das aves canoras.
O Etson sempre trabalhou com publicidade. E em 1988, ele fundou o Estúdio Fonográfico Sinai.
No início dos anos 90, ele começou a percorrer as florestas de Santa Catarina, observando o comportamento das aves. E ele mantém esse hábito até hoje, todos os verões.
No estudo das aves, o Etson foi muito ajudado pelos 2 irmãos, o Paulo e o Cláudio. E ele mesmo inventou e produziu novos tipos de microfone capazes de gravar os sons das aves a longas distancias e até embaixo da água dos rios e lagos!
Com toda essa dedicação e interesse pelos membros emplumados da Natureza, o Etson foi apelidado pelos amigos e colegas de trabalho de Homem-Pássaro e Passarinheiro. Acho que ele teria muito o que conversar com o Príncipe Akishino, do Japão, que é outro grande ornitólogo, né?
Em 2003, o Etson apresentou essa aparelhagem ao público numa entrevista na Globo News.Esse é um dos microfones criados por ele. E a ave que tá cantando e sendo gravada nessa foto é um gavião carijó.


Desde que começou com a pesquisa sobre as aves, o Etson distribuía esses microfones pelas florestas pra gravar os cantos delas. E ao longo dos primeiros 8 anos, ele conseguiu gravar até o canto de aves quase extintas, quase todas nas florestas de Santa Catarina e algumas nas florestas do Paraná também.
Com o material que gravou, o Etson lançou até agora 4 CDs: Cantos das Aves Brasileiras 1, Cantos das Aves Brasileiras 2, Cantos de Canários e Cantos de Sabiás. E vem mais por aí!
Hoje, o Etson mora em Lages, em Santa Catarina, com a esposa Maria Paula Tealdi e as duas filhas. Mas ele continua a pesquisa sobre as aves com o mesmo interesse que tinha no início.

Etson Bini nació en Santa Catarina, en 1964.
Su interés por la Ornitología comenzó cuando él era un niño, gracias a su padre, que era un gran admirador de las aves cantantes.
Etson siempre trabajó con publicidad. Y en 1988, él fundó el Estúdio Fonográfico Sinai.
Cuando comenzó la década de 90, Etson empiezó su observación del comportamiento de las aves en las florestas de Santa Catarina. Y todavía lo hace durante los veranos.

Mentre studiava il comportamento degli uccelli, Etson ha ricevuto un grande aiuto dei suoi fratelli, Paulo e Cláudio. E lui stesso ha creato dei microfoni per registrare la voce degli uccelli lontana o sotto l’acqua dei fiumi e lagune.
Questo grande studio degli uccelli l’ha fatto conosciuto per i suoi amici come Homem-Pássaro e Passarinheiro (PÁSSARO significa UCCELLO in Portoghese).
Nel 2003, Etson ha presentato pubblicamente i microfoni che lui ha creato in un’intervista in Globo News. Possiamo vederlo nella foto tenendo uno dei microfoni insieme ad un falco carijó.

Since he’d started his ornithological research, Etson put his microphones around the forests to record the birds’ voice. And along the first 8 years, he could record some almost extinct birds in the forests of Santa Catarina and Paraná. And he’s made 4 CDs to now with this collection:
Cantos das Aves Brasileiras 1, Cantos das Aves Brasileiras 2, Cantos de Canários and Cantos de Sabiás.
Nowadays, Etson lives in Santa Catarina with his wife Maria Paula Tealdi and their 2 daughters. But he continues his ornithological research, as interested in birds as he was when he started it.

Bom, como eu comentei no início desse mês, quando eu fiz a enquete mais recente aqui, no final de todo mês eu vou deixar aqui o link de alguma instituição de utilidade pública. E o desse mês tem a ver com o tema desse post. É que, como vocês sabem, o tráfico de animais silvestres do Brasil (principalmente de aves) tem se tornado um problema. Até porque, às vezes, as pessoas até sabem de algum caso de tráfico ou de maus tratos a animais, mas não sabem como fazer uma denúncia; às vezes, não querem se identificar...
Então, vou deixar aqui o link pro site da Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres). A Renctas indica, em cada Estado do Brasil, onde você pode denunciar o tráfico ou os maus tratos a animais.
Tá aí:

http://www.renctas.org.br/pt/home/

Pra quem não sabe, o Disque-Denúncia também recebe denúncias de tráfico e maus tratos a animais.
O telefone do Disque-Denúncia aqui no Rio tá fixado nas janelas de todos os ônibus municipais: (0XX21) 2253-1177. E em São Paulo tem 2 números: 0800-156315 e (0XX11) 6224-3040.
Tanto o do Rio quanto o de São Paulo atendem 24 horas por dia.
Bom, é isso. Até a próxima!

See you guys again next Wednesday!

15 Comments:

Anonymous revistagay said...

CONVITE:
Convido o autor deste blog e ainda aos seus visitantes para fazerem parte do lançamento da REVISTAGAY. Basta para isso visitarem o http://revistagay.blogs.sapo.pt.
Todos as presenças serão bem-vindas!

6:10 AM  
Blogger Divorciado said...

Oi Carioca, pensei q vc ia falar q ele já gravou o canto dos pintos...
Abraços

8:25 AM  
Blogger Kaka said...

Oi Carioca!

Cara... desculpa naõ ter respondido seu e-mail, antes de vc postar! É que não estava com cabeça para net no fim de semana!

Olha...Eu acho essas suas postagem um ótimo trabalho de utilidade pública! É verdade, utilidade pública! rs
Beijo!

4:05 PM  
Blogger Bi du Surf said...

Faaaaaaaala meu brow Carioca, saudades disso aqui. Ae, acho o maximo quem estuda animal e consegue entende-lo, eu so estudo os animais irracionais, haha.

bçao e se cuida...

4:54 PM  
Blogger KAIKE said...

nossa cara...
muito boa a postagem...
engraçando nunca olhei o site Complexo de Anjo...
ma devo ir lá.
Apesar de aceitar bem a minha sexualidade

5:13 PM  
Blogger RIC said...

A tudo se deita a mão, hoje em dia, para fazer dinheiro fácil, sem olhar a consequências...
Concordo com o Kaka: este trabalho é serviço de utilidade pública! Parabéns, Carioca!
Abração!
:-)

5:17 PM  
Anonymous Sérgio said...

Oi Carioca,
Sugiro no próximo post a biografia do Maestro Tom Jobim.
Abraço

10:27 PM  
Blogger Bofiscândalo said...

ola como vai? Eu tbem já tive essas fases de migrar de religião para religião, hj encontro mais serenidade em mim mesmo e com minhas orações, isso já basta né...abção e até mais...mas vc e um cara tão culto, cada vez um tema diferente, adoro isso...

11:44 PM  
Anonymous carioca said...

Revistagay→ Vou passar lá!

Divorciado→ Quem sabe sai isso no próximo CD dele, né?rs
Abraço!

Kaká→ Meu amor, acho que, já que a gente tem a chance de falar pro Mundo inteiro ver, vamos aproveitar pra fazer trabalhos de (uma certa) utilidade pública também, né?
Um beijo, eu querido. Te adoro!

Bi du Surf→ Cara, há quanto tempo! Eu também não vou lá no seu blog há um tempão. Vou passar lá sem falta, tá?
Abração!

Kaíke→ Gostou? Eu sabia que essa ia ser mei diferente.rs

Ric→ No caso dele, não há consequências sérias, né? Afinal, ele observa e grava as aves na floresta mesmo. O problema são as pessoas que tiram as aves de lá pra fins comerciais, né?
Abraço.

Sérgio→ Pro próximo post não vai dar, que eu já tenho uma lista dos próximos posts pronta. Mas devo fazer uma homenagem ao Tom, sim.
Abraço.

Bofiscândalo→ Pra dizer a verdade, eu só tive essas 2 religiões que eu disse. Não chegaram a ser muitas, né?
Mas acredito nas mesmas divindades que acreditava antes. Só não tô mais religiosamente a serviço delas.

4:48 AM  
Blogger mariposo said...

Curioso esse homem pássaro ...

11:09 AM  
Blogger binhosampa said...

Olá,

Se todos denunciassem as irregularidades que ocorrem nesse país, com certeza, não haveria esses problemas.

Esse ato é muito importante, vou fazer a minha parte tb.

Parabéns

Abs e Inté

7:13 PM  
Blogger RIC said...

Parece que, com a minha entrada abrupta no tema, provoquei mais um malentendido... O trabalho dele é absolutamente louvável! O que eu condeno é a actividade dos traficantes. Obviamente!!!
:-)

2:31 AM  
Anonymous carioca said...

Mariposo→ Eu vi ele pela 1ª vez no Programa do Jô. Depois encontrei o site dele na rede.

Binhosampa→ Concordo em gênero e número. O povo anda muito desinformado em relação às denúncias, né?
Abraço!

Ric→ Claro! Com certeza!

3:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

OLHA AQUI, EU VOU TE DIZER UMA COISA, - EU NAO GOSTEI DESSE SITE,GENTE EU NAO GOSTEI MESMO. NAO TEM FOTO BOA ,NEM GATO BONITO, NEM NADA . VOU REPETIR MAIS UMA VEZ QUE NAO GOSTEI , MEU FILHO , NAO GOSTEI MESMO. SINTO MUITO MAS SOU MUITO FRANCA NAS MINHAS IDEIAS. EU NÃO GOSTEI . FUI.

11:54 PM  
Anonymous carioca said...

Sem problema! Não tenho a mínima pretensão de agradar a todos.

4:04 AM  

Postar um comentário

<< Home