12/24/2006

NATAL

Olá!!!

Gente, esse post não é bem uma enquete. É mais um papo mesmo que eu queria ter com vocês sobre o Natal.
Bom, ao longo dos 19 primeiros séculos do Cristianismo, as igrejas todas (ou quase todas) defendiam intransigentemente que Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro do ano 1 d.C.
Quando chegou o invencível Século XX, trazendo a idéia de dar uma explicação lógica a tudo e de impor o politicamente correto a tudo, essa idéia começou a ser questionada pelos próprios grupos religiosos.
Os próprios relatos bíblicos parecem demonstrar que tenha sido impossível o nascimento de Jesus nesse ano, já que esses relatos contam que os pais de Jesus fugiram de quem pra salvar ele? Do Rei Herodes I, não foi isso? Só que o Herodes I morreu no ano 4 a.C. E quase não há dúvida disso.
Então, o mais tarde possível em que Jesus nasceu foi no ano 4 a.C. E alguns historiadores apontam até pro ano 7 a.C.
O certo é que no ano 1 d.C., não foi.
E quanto ao dia e ao mês? Aí é mais impreciso ainda, né? Mas também dá pra afirmar que não foi no dia 25 de Dezembro!
Então, por que o nascimento de Jesus passou a ser comemorado nesse dia e nesse mês? Bom, aparentemente, por causa de um deus persa que foi adotado pelos romanos, chamado Mitra. Ele era visto como um deus salvador que castigava os desonestos. Mas também era o deus do Sol. E por isso devia receber culto depois do Solstício de Inverno, ou seja, no final de Dezembro, quando o Sol passa a demorar mais a se pôr.
Assim, o dia 25 de Dezembro foi consagrado a Mitra. E nessa data os romanos passaram a celebrar uma cerimônia religiosa chamada Nascimento do Sol (Natalis Solis).
A Igreja Católica, como a gente sabe, nunca aceitou que nenhuma outra religião tivesse um deus salvador que rejeitasse a desonestidade dos mortais. Então, pros romanos não continuarem louvando Mitra como salvador, e com a intenção de abafar o culto dele, os católicos inventaram que 25 de Dezembro era a data de nascimento de Jesus, e não o Nascimento do Sol.
Quanto à data verdadeira, alguns historiadores supõem que ele tenha nascido em 25 de Março, e não de Dezembro. Mas aí também não há certeza.
De qualquer forma, algumas igrejas protestantes reconhecem que o Natal é só a data simbólica do nascimento de Jesus. E não a data incontestável desse acontecimento. Até porque a data incontestável nós nunca vamos saber com 100% de certeza, né?
Mas no caso da Igreja Católica, a maior parte dos membros do Vaticano ainda defendem intransigentemente que Jesus nasceu em 25 de Dezembro de 1 d.C. E acabou! Isso não pode ser questionado nem discutido! Quem não concordar com isso tá cometendo “heresia”!rs
Um comportamento tipicamente católico, né? Mesmo que alguém prove por A + B que uma coisa tá errada, se o Vaticano disser que essa coisa tá certa, todos os católicos têm que baixar a cabeça pro que o Vaticano dita.
Mas enfim: ficando provado que o Natal é uma data simbólica, o que é que vocês acham dele? Passa mais como uma data religiosa ou mais como uma festa igual a tantas outras (tipo independência, proclamação da república, aniversário da cidade e tal)?
Não tô dizendo isso por acaso, não. É que pra muitos cristãos, inclusive, é só uma festa mesmo. Com presente, Papai Noel e tal.
E curiosamente, pra algumas pessoas de outras religiões (e até pra algumas que não têm religião nenhuma) é uma data vista como sagrada!
Eu vejo mais como uma festa mesmo... Já fui católico, mas já deixei de ser há muitos anos. E acho que, mesmo quando eu era, sempre vi mais como uma festa.
Mas e vocês? O que acham?

Along the first 19 centuries of Christianism basically every church was completely sure Jesus was born on December 25th, in 1 A.D.
When the 20th Century arrived, it brought the racional thought and the politically correct ideas. And even the religious groups started doubting his date of birth.
Even the Bibles seems to show it’s impossible. If Jesus’ parents were running away from King Herod I and this one died in 4 B.C., so Jesus was born at least in 4 B.C. And some historians even think about 7 B.C. But of course it wasn’t in 1 A.D.

¿Cuando fueron el día y el mes del nacimiento de Jesús?
No se sabe, pero no fue en 25 de Diciembre. Ese era el día de un diós persa que los romanos tuvieron en su panteón: Mitra, el diós salvador del Sol que castigaba los deshonestos.
Su culto era después del Solsticio de Invierno. Por eso su día era 25 de Deciembre, cuando había el Natalis Solis.
La Iglesia Católica jamás admitió que las otras religiones tengan un dios salvador. Así, los católicos inventaron que 25 de Diciembre no era el tiempo del Natalis Solis, pero sí del nacimiento de Jesús.
Hay historiadores que hablan del nacimiento de Jesús en 25 de Marzo. Pero nadie tiene certeza.
Hay ya muchas iglesias protestantes que admiten que la Navidad es solo un día simbólico para el nacimiento de Jesús. Pero la parte principal de la Iglesia Católica todavía dice que Jesús nació en 25 de Diciembre de 1. Y quién no lo admite es visto como hereje por los católicos (a los católicos gusta el Absolutismo del Vaticano).

Sapiamo che il Natale è solo il giorno simbolic della nascita di Gesù. Così, che voi pensate che sia il Natale? Solo una festa come tante altre? Od un giorno religioso?
Non è la religione che lo decide: per molti cristiani, è solo una festa (con dei presenti e Babbo Natale); per molti non-cristiani, è un giorno santo.
Anch’io ero catolico molti anni fa. Ed anche per me era più una festa che un giorno santo.
E voi? Che ne dite?


Bom, seja lá como vocês vejam o Natal, festa, dia santo ou qualquer outra definição que vocês queiram dar, vamos esperar que o dia 25 de Dezembro seja um dia de paz, né?
Que Mitra permita!


A Martedì!

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lá vou ser eu o primeiro outra vez! Não faz mal.
O Natal para mim é uma festa. Já foi religiosa. Hoje é fundamentalmente simbólica. Mas é importante.
Quanto aos mandos e desmandos do Vaticano, é assunto que cada vez ocupa menos o meu espírito. São homens como eu, ouço-os - ou não - como ouço ou não os outros. Não lhes concedo qualquer privilégio.

(Só se pode falar de Catolicismo tal como o entendemos hoje em dia a partir do século XVI; até lá só há Cristianismo.)

12:51 PM  
Anonymous www.setubal.wordpress.com said...

Creo que lo mejor de todo este año fué encontrar nuevos amigos gracias a los blog. Tu eres uno de ellos y por eso hoy llego aqui para dejarte un fuerte abrazo y desearte una Feliz Navidad!

Gracias por ser tan genial.-

1:18 PM  
Blogger Cheiro de Macho said...

Embora eu seja cristão, o Natal não é algo que me faça pensar em Jesus. É, para mim, a festa mais especial do ano, porque é um tempo de confraternização, o que eu acho muito saudável para o espírito.
Quanto às religiões, eu não ligo a mínima para elas, porque foram todas inventadas por homens cheios de desejos, interesses e equívocos como eu ou quaisquer outros. Tomo Jesus como um grande exemplo, o maior de todos, mas não o associo a nada além dele mesmo. Porque Jesus não era católico nem batista nem evangélico nem mussulmano nem adventista. E não fundou religião alguma. Jesus era apenas um judeu modernizador.
Feliz Natal!

4:30 PM  
Anonymous Carioca said...

Ric→ rs É verdade, amigo, quase sempre você é o primeiro.
Bom, concordo com tudo o que você disse aí.
Abração!

Setubal→ Para mí tú también es un de mis mejores amigos.
Feliz Navidad para tí también!

Cheiro de Macho→ Acho que o Natal passa sempre (ou quase sempre) como uma festa um pouco mais importante do que as outras. Até pela questão da confraternização, né?
Bom, feliz Natal pra você também!

6:53 PM  
Blogger Rody said...

feliz natal pra vc tbm.
adorei a foto do papai noel peladinho
hehe!

bjo!

7:20 PM  
Blogger Blog do Jean said...

Olá carioca, blz?

Gostei do seu comentário seu sobre o natal, tb achei muito interessante sobre essa datas a respeito do nascimento de Jesus. Mas seja a data que for, o que importa é o que esse dia representa pra cada um de nós, ou seja, pra mim é o nascimento do meu Salvador, à saber, Jesus Cristo.

Beijos,
Jean Luiz

4:35 PM  
Anonymous Carioca said...

Rody→ rs Eu achei esse desenho do Papai Noel há uns meses aí pela rede e esperei até agora pra postar. Legal que você gostou!rs
Beijo!

Jean→ É uma data representativa, né? Uma data simbólica. A data certa nem tem como se saber...
Bom, é isso aí.
Beijos!

4:55 PM  

Postar um comentário

<< Home