7/02/2007

LITORAL CARIOCA 1

Bom, no final de Maio, o Ric fez um post lá no De Viris Pulcris Et Aliis em que ele mencionou os grandes rios das grandes cidades. E eu comentei lá que, por uma ironia lingüística, apesar do Rio de Janeiro ter um “rio” no nome, é uma cidade que não tem nenhum grande rio no seu centro.
O único rio que passa mais perto do centro da cidade é o Rio Maracanã, que não é lá essas coisas, né?rs
Mas essa ironia lingüística aconteceu por causa da entrada da Baía da Guanabara, que, vista de fora, parecia (e parece até hoje) a foz de um rio. E como era Janeiro quando os portugueses passaram por ali pela 1ª vez, eles chamaram aquela baía de Rio de Janeiro, nome que acabou passando pra região toda em volta da baía.
Mas enfim: apesar de não ter nenhum grande rio que corte a cidade, o Rio tem as praias, as lagoas e as ilhas que são, quase todas, pontos turísticos, né?
No mês passado, o meu amigo David, de Michigan, postou no blog dele, o
David’s Tangled Thoughts, várias fotos da cidade natal dele, que eu achei muito simpática. E aí tive a idéia de postar aqui algumas fotos aqui da parte turística do litoral do Rio também.
Vamos começar pela Zona Portuária.

Essa foto aí em cima foi feita a alguns quilômetros de altura, né?rs Mas dá pra ver a Zona Portuária toda.
As praias dessa parte da cidade não são muito freqüentadas por turistas porque são mais poluídas do que as demais, né? Mas tem paisagens bonitas pra ver por lá.
Aliás, quem não for do Rio e tiver vindo pra cá de avião, provavelmente vai pousar exatamente no aeroporto Antônio Carlos Jobim, que fica no bairro do Galeão, na Ilha do Governador.Vamos ver ela de uma posição menos estratosférica.rs


Além do Galeão, os outros bairros da ilha são Bancários, Cacuia, Cocotá, Freguesia, Guarabu, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Ribeira, Tauá e Zumbi. Se eu esqueci algum, o pessoal da ilha que me desculpe!

Desde hoy hasta la próxima semana, tendremos aquí las imágenes de algunos lugares turísticos del litoral de Rio de Janeiro.
Uds pueden ver arriba la Ilha do Governador (significa ‘Isla del Gobernador’). Sus barrios son Bancários, Cacuia, Cocotá, Freguesia, Galeão, Guarabu, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Ribeira, Tauá y Zumbi.

Da oggi fino alla settimana prossima, avremo qui delle foto di alcuni posti turistici del litorale di Rio de Janeiro.
Voi potete vedere sopra l’Ilha do Governador (significa ‘Isola del Governatore’). Le sue provincie sono Bancários, Cacuia, Cocotá, Freguesia, Galeão, Guarabu, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Ribeira, Tauá e Zumbi.

From today to next week, we’ll have here some pics of some tourist places of Rio de Janeiro’s coastline.
You guys can see above Ilha do Governador (it means ‘The Governor’s Island'). Its neighborhoods are Bancários, Cacuia, Cocotá, Freguesia, Galeão, Guarabu, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Ribeira, Tauá, and Zumbi.


Bom, da próxima vez, vamos ver os pontos turísticos cariocas da Zona Portuária até o Pão de Açúcar.
Até lá!

4 Comments:

Blogger RIC said...

Oh Leo, que maravilha! Muito obrigado! :-)
Acreditas se eu te disser que até este momento eu NÃO sabia que o Galeão se situa na Ilha do Governador? É impressionante a ignorância! E eu que adoooro a Cidade Maravilhosa!
Nota 10! (É assimque voc~es dizem, não é? Aqui diz-se «20 Valores!»
Parabéns! :-)
Abração!

1:19 AM  
Anonymous Leo Carioca said...

Ah, e vem mais por aí!rs
Abração!

11:50 PM  
Blogger Mariposo-L said...

Sabe que não conheço a Ilha do Governador, também sempre fui ai de carro ...

5:22 PM  
Anonymous Leo Carioca said...

Pra dizer a verdade, eu também só tive lá poucas vezes.

1:43 AM  

Postar um comentário

<< Home