2/23/2007

O PRÍNCIPE COMUM

Olá!!!

Bom, acho que eu acabei criando aqui no blog quase uma tradição de falar sobre príncipes, né? Em todos os meses até agora, eu falei sobre algum. E parece que vocês gostaram. Então, vou seguir em frente por aí. E já que no mês passado eu falei sobre o Príncipe Willem, dos Países Baixos, vou falar hoje sobre o irmão mais novo dele, e que leva uma vida muito menos palaciana do que ele. Com vocês, o príncipe e diplomata Constantijn van Oranje-Nassau.

Constantijn Christof Frederick Aschwin van Oranje-Nassau nasceu em 11 de Outubro de 1969.
Ele era o 3º filho da Beatrix van Oranje-Nassau (ainda uma princesa, na época) e do Claus Geert (um jonkheer).
O irmão mais velho dele, de quem eu já falei, é o Príncipe Willem-Alexander, que nasceu em 1967, e o outro irmão é o Príncipe Johan-Friso, que nasceu em 1968.
Os 3 nasceram durante o reinado da avó deles, a Rainha Juliana I.
Em Abril de 1980, a Juliana I abdicou ao Trono dos Países Baixos. E a filha mais velha dela, a mãe dos 3 meninos, passou a ser a Rainha Beatrix I, a nova monarca do país.
Quanto ao Claus, apesar de ser casado com a nova rainha, o ministério não achou conveniente conceder a ele o título de rei-consorte, já que ele não era bem visto por uma grande parte do povo dos Países Baixos por ser alemão (por motivos históricos, a Alemanha era bem mal vista nos Países Baixos). Mas ele manteve o título de jonkheer e recebeu o título de príncipe-consorte.
O Constantijn era um garoto de 10 anos nessa época. Mas enquanto via a mãe ser reconhecida como rainha, ele já sabia que aquele trono nunca seria ocupado por ele, já que a ordem de sucessão é do mais velho pro mais novo. E na frente dele tinham os 2 irmãos mais velhos dele e mais os filhos que esses irmãos iam ter no futuro. Ou seja, teriam, no mínimo, umas 4 ou 5 pessoas na frente dele na ordem de sucessão. E exatamente por isso, nunca foi cobrada muita coisa do Constantijn em termos de obrigações com a Família Real. E ele sempre foi o que teve mais liberdade, até um certo ponto, pra escolher os caminhos que queria seguir. Afinal, ele nunca vai ser rei mesmo, né?
Assim, o Constantijn se formou em Direito pela Universiteit Leiden. E aí se mudou pra Bélgica, mais especificamente pra Bruxelas, onde foi trabalhar como diplomata no departamento neerlandês da União Européia.
Em Dezembro do ano 2000, ele foi homenageado na França, recebendo o título de Mestre em Administração de Empresas. E depois disso o Constantijn se mudou pros Estados Unidos, onde foi trabalhar na Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial, em Washington.
Em Maio de 2001, ele se casou com a bacharel em Artes Laurentien Brinkhorst, filha de um ministro neerlandês. E os 2 se mudaram pra Londres logo depois disso.
Nesse mesmo ano, foi decretado que nenhum dos filhos que o Constantijn tivesse receberia o título de príncipe (porque tavam distantes demais da linha de sucessão pra serem considerados príncipes). Mas, como seriam filhos de um príncipe e netos de uma rainha, ficou determinado que todos os filhos dele receberiam o título de condes.
Assim, em 2002, nasceu a Condessa Eloise; em 2004, o Conde Claus-Casimir; e em 2006, a Condessa Leonore.
Ainda em 2002, o Constantijn sofreu um abalo perceptível com a morte do Claus, já que tinha uma relação muito carinhosa com o pai.

E não muito tempo depois disso ele se mudou pra Bruxelas, onde mora até hoje com a esposa e os filhos.
No tempo livre, o Constantijn gosta de cozinhar e pintar. Ou então de ler e fazer pesquisas.
O Tijn, como é chamado pelos amigos, também nunca deixa de se exercitar, principalmente nos 4 esportes preferidos dele: esqui, futebol, golfe e tênis.
Parece bastante tempo livre, né? E é, realmente. É que, por ser o mais novo dos príncipes, o Constantijn raramente participa de formalidades da Família Real Neerlandesa, o que faz dele o que leva uma vida mais comum entre os 3 irmãos. As obrigações dele são as mesmas de qualquer outro diplomata, e não exatamente as de um príncipe.

Il Principe Costantino Christof Frederick Aschwin van Oranje-Nassau è nato nel 11 d’Ottobre del 1969, come il terzo figlio della Principesa Beatrice van Oranje-Nassau e del Jonkheer Claus Geert.
I suoi fratelli più vecchi sono il Principe Guglielmo Alessandro ed il Principe Johan Friso. Ed i 3 sono nati quando loro nonna, Giuliana I, era la Regina dei Paesi Bassi.
Nell’Aprile del 1980, Giuliana I ha abdicato, diventando Beatrice I la nuova Regina dei Paesi Bassi.
Claus non è diventato il re consorte, ma solo il principe consorte, perché un re tedesco non sarebbe piaciuto alla parte più grande del popolo dei Paesi Bassi.
Lui ha continuato anche ad essere un jonkheer.

Cuando su madre fue hecha la Reina de los Paises Bajos, Constantino tenía solo 10 años. Y él ya sabía que aquel trono jamás sería suyo. Hasta mismo porqué sus 2 hermanos más viejos (y los hijos que esos tendrían en el futuro) tenían la prerrogativa antes de él.
Así, Constantino no tuvo jamás muchas obligaciones relacionadas con la Familia Real. Y él siempre tuvo más libertad que sus hermanos para decidir lo que haría de su vida, pues jamás sería el rey.
Constantino se diplomó en Derecho en la Universidad de Leiden. Y se fue a vivir en Bélgica para trabajar como diplomata en el departamento neerlandés de la Unión Europea.
En Diciembre de 2000, él fue homenajeado en Francia con el título de Maestro en Administación de Negocios. Y después se fue a vivir en los Estados Unidos para trabajar en la Corporación Financiera Internacional del Banco Mundial, en Washington.

In May 2001, Constantijn married Laurentien Brinkhorst, daughter of a Dutch minister. And both moved to London after the wedding.
At this time, it was said that Constantijn’s children wouldn’t be named princes or princesses, because they would be very far from the Dutch Throne. But they would be named counts and countesses because of their royal ancestors.
So, Constantijn’s the father of Countess Eloise, Count Claus-Casimir, and Countess Leonore.
In 2002, Constantijn lost his father. And some time after that, he moved to Brussels, where he’s lived to now with his wife and children.
As the youngest of the princes, Constantijn doesn’t have to attend many public events like most of the Dutch Royal Family.
He’s a diplomat much more than a prince.
In his spare time, Constantijn likes playing football, golf, tennis, and ski. And he also likes cooking, drawing, and reading.


É isso aí. Bom fim de semana pra todos e até a próxima!

2 Comments:

Blogger Asfaz said...

A posição dele , parece ser a melhor de todos pois tem todas a regalias de uma familia real e não tem as dores de cabeça de um governante ... Carioca eu poderia procurar no Google, mas pergunto aqui mesmo para vc, acho que como eu outros terão a mesma duvida o que o termo "jonkheer"

1:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Jonkheer é um título de nobreza que se usa na monarquia dos Países Baixos. É como duque, marquês, conde, barão... Só que esses outros títulos são usados na maioria das monarquias, né. Jonkheer é só nos Países Baixos mesmo que tem.

10:03 PM  

Postar um comentário

<< Home