2/10/2007

O 7º REI CAPET

Olá!!!

Hoje vamos ter um post histórico. Vamos olhar pra França, na época em que ela era governada pela Família Real Capet, de 987 até 1328. Sim! Nada menos que 15 reis dessa família ocuparam o trono do país ao longo de 341 anos! E hoje a gente vai dar uma olhada no 7º desses reis, o Philippe II Capet.

O Príncipe Philippe Auguste Capet nasceu em Val-d’Oise, em 21 de Agosto de 1165.
Os pais dele eram o Rei Louis VII Capet e a Rainha-consorte Adèle, que chamavam ele de Dieudonné.
O Louis, que sofria de problemas de saúde não muito bem identificados, não teve forças pra continuar governando por muito mais tempo. Assim, ele abdicou em 1179 (e morreria 1 ano depois), fazendo do filho, ainda com 14 anos, o novo rei, com o título de “Sua Majestade Católica, o Rei Philippe II, da França”.
Em Abril do ano seguinte, o Philippe se casou com a Condessa Isabelle, que recebeu o título de Rainha-consorte da França.
Aparentemente, ela ficou grávida algumas vezes, mas sempre perdia. Até que, em Setembro de 1187, nasceu o Príncipe Louis Capet, o único filho do Philippe com a Isabelle que chegou a nascer.
Por essa época, na Família Real da Inglaterra, tavam acontecendo várias rivalidades entre os herdeiros do trono. É que a Inglaterra tinha vários territórios no continente. E o Rei Herny II tinha dado a quase todos os filhos algum desses territórios pra governar. Mas a intenção de todos os príncipes era pegar o trono mesmo, e não territórios menores.
E em 1188, na França, o Príncipe Richard se aliou ao Philippe pra derrubar o pai, na Inglaterra. E como esse já tava muito doente, o Philippe viu que faltava pouco pra queda dele. E manter uma política de boa vizinhança com o novo rei inglês seria uma boa.Pouco tempo depois que eles se conheceram, o Richard já tava dormindo na cama do Philippe. E ele concedeu ao amante inglês tropas pra atacar o Henry. O rei inglês fugiu. Mas, nas últimas como ele tava, morreu logo depois, em 1189. E com isso, o Richard passava a ser o novo Rei da Inglaterra.


Logo depois disso, o papa começou a convocar todos os governantes católicos (o que incluía o Philippe e o Richard) pra participarem de uma nova cruzada contra a Palestina. Era a 3ª Cruzada patrocinada pela Igreja Católica.
É claro que os católicos não contestavam as ordens do papa, já que eles consideravam o papa com a mesma dignidade de Jesus (e ainda consideram até hoje).
Então, o Philippe deixou a França com o exército dele em Julho de 1190, pouco depois de ficar viúvo (a Isabelle tinha morrido de parto, junto com o bebê, no início do ano).
Como todas as outras cruzadas, enquanto essa partia da Europa pra Palestina, os católicos iam destruindo tudo de não-católico que encontravam pelo caminho. Inclusive as outras instituições cristãs que não eram católicas e os membros delas.
Quando passavam por uma aldeia, os católicos matavam os homens, estupravam as mulheres e crianças, roubavam todos os mantimentos e incendiavam o que deixavam pra trás. Que pessoas santas, né?rs
Mas é claro que muita da pobreza que ainda existe até hoje no Oriente Próximo se deve à destruição que a Igreja Católica causou ali com as Cruzadas.Aliás, a gente sabe que o discurso da Igreja Católica mudou um pouco daquela época pra cá. Mas, na prática, será que a ética católica também mudou? Sinceramente, eu tenho grandes dúvidas.


Bom, enquanto tavam no acampamento, o Philippe recebeu cartas do Príncipe John (irmão mais novo do Richard), fazendo intrigas que acabaram por jogar o Philippe contra o Richard e dar ordens às tropas francesas pra invadir as terras inglesas. Claro que o que o John queria era simplesmente derrubar o irmão do trono e se tornar o novo Rei da Inglaterra, tendo o Philippe como aliado.
Em Julho de 1191, o Rei da França começou a viagem de volta pra pátria.
Desde a época em que ainda tava no acampamento, e apesar de ter ficado só 1 ano lá, ele começou a manifestar problemas de saúde, que foram se agravando aos poucos a partir daí. O Philippe que voltou pra corte francesa tinha uma aparência mais velha e uma saúde mais debilitada.
Apesar disso, ele governou a França como um grande administrador. Foi um dos maiores reis que o país teve.
Em Agosto de 1193, pensando em arranjar aliados na Dinamarca, o Philippe se casou com a princesa dinamarquesa Ingeborg. Mas ela, apesar de ter só 18 anos, demonstrava ser mais inteligente do que os ministros do marido. E talvez mais inteligente do que o próprio marido.
Aparentemente saíram muitas brigas entre eles e o Philippe acabou negando à Ingeborg o direito de ser coroada como a nova rainha-consorte. E como parece que as brigas continuaram (provavelmente instigadas pelos ministros), ele acabou mandando ela prum convento. E em Maio de 1196, pensando em arranjar aliados na Europa Central, o Philippe se casou com uma fidalga alemã chamada Agnieszka Maria. E 2 anos depois, nasceu uma filha, a Marie.
Em 1199, o Philippe teve a notícia de que o ex-amante Richard tinha morrido numa pequena batalha, lutando contra um súdito rebelde. E como ele morreu sem filhos, o John passava a ser o novo Rei da Inglaterra, o que até deu ao Philippe uma distante esperança de ser Rei da Inglaterra um dia, já que mantinha boas relações com o John. Mas nunca teve nem um mínimo boato de transas entre eles, como tinha acontecido com o Richard.
Bom, em 1200, o Philippe teve outro filho com a Agnieszka Maria, que também se chamou Philippe. Só que como ele não tinha conseguido a anulação do casamento com a Ingeborg. E nesse mesmo ano, o papa excomungou ele por bigamia e declarou esse último casamento dele inválido.
Em 1202, quando o papa convocou a 4ª cruzada, o Philippe nem se moveu: ele não tinha mais saúde nem pra montar a cavalo, imaginem pra ir pruma guerra...
Mas isso piorou mais ainda a situação dele com o papa, né? E como ele não queria ter problemas políticos com o papa e nem com o Rei da Dinamarca (irmão da Ingeborg), o Philippe acabou trazendo ela de volta pro palácio em 1213 e deixando ela ser coroada Rainha-consorte da França.
A partir dessa época, ele teve que passar a viver constantemente acompanhado por médicos.
Em 1223, quando tava em Pacy, o Philippe decidiu ir a Paris pra assistir a uma reunião eclesiástica sobre as futuras cruzadas. Mas ele não resistiu ao esgotamento da viagem e morreu em 14 de Julho, faltando 1 mês pra fazer 58 anos.
E o Príncipe Louis, filho do 1º casamento dele, assumiu o poder, sendo coroado com o título de “Sua Majestade Católica, o Rei Louis VIII, da França” e dando continuidade à obra do pai.

Prince Philip Augustus Capet was born on August 21st, in 1165.
His parents were King Louis VII and Queen-consort Adèle.
Louis was getting very sick at this time. And he wouldn’t be able to rule France for much more. So, in 1179, he abdicated. And the 14-y-old Philip became the new king, as Philip II of France.
The next year, he married Countess Isabelle, who became the new queen-consort. And she would give him only 1 son, Prince Louis, in 1187.
At this time, many conspiracies were happening in the English Royal Family, because the princes wanted to depose King Henry II and get his throne.
In 1188, the English Prince Richard formed an alliance with Philip against his father. The French king knew the English king was almost dying. So it would be intelligent having the new English king on his side.
Philip and Richard became lovers. And the king gave him a army to fight Henry. This one died in 1189. And Richard became the new King of England.

Nel 1189, il papa ha deciso d’avere la terza crociata, nella quale voleva tutti i re cattolici.
Nessuno ha detto niente contro, perché i cattolici vedevano il papa come qualcuno simile a Gesù (ed ancora lo vedono).
Così, Filippo II ha lasciato Francia dopo la morte della moglie, nel 1190, per andare alla crociata.
Quando c’era una crociata, i cattolici facevano la distruzione di tutto quello che trovassero che non fosse cattolico. Se trovavano un paese, facevano l’uccisione degli uomini tutti quanti, stupravano le donne ed i bambini tutti quanti, rubavano tutto quello che era possibile ed incendiavano tutto il resto.
La parte più grande della povertà che c’è oggigiorno nel Vicino Oriente è il risultato delle crociate cattoliche.
Intanto c’era la crociata, Filippo ha ricevuto delle lettere del principe inglese Giovanni parlando contro suo fratello, il Re Riccardo. Veramente, Giovanni voleva la fine del fratello per diventare il nuovo Re d’Inghilterra. E per questo, voleva Filippo insieme a lui.
Nel 1191, Filippo ha lasciato il Vicino Oriente per tornare in Francia. Ma lui già non aveva più la stessa salute di prima.
Comunque sia, lui è visto fino adesso come uno dei più grandi re di Francia.

En 1193, Felipe II se casó con, Isambur, una princesa de Dinamarca. Pero ella era muy despierta y tubo muchas discusinoes con él. Así, Felipe no la dejó ser coronada como reina consorte y la envió a un convento.
En 1196, él se casó con Inés, que le dió una hija (Maria) 2 años después y un hijo (Felipe) más 2 años después.
Pero él estaba todavía casado con Isambur. Y el papa lo excomulgó por bigamía en 1200.
En 1204, cuando hubo la quarta cruzada, Felipe ya no tenía salud para jutarse a eso. Y para no ser mal visto por el papa, dejó Isambur volver en 1213, haciendola Reina consorte de Francia.
Después de eso, la salud de Felipe se agravó cada vez más. Y en 14 de Julio de 1223, después de un viaje de Pacy para Paris, él se murió de agotamiento.
Su hijo más viejo Luis fue el nuevo Rey de Francia en su lugar, como Luis VIII.

9 Comments:

Anonymous Lover said...

Sempre atento a tudo... Grande história mesmo... Li tudo com atenção e realmente fiquei a conhecer mt melhor essa realidade... força!

11:00 AM  
Blogger Kaka said...

Oi amigo! Nossa! Quanto cultura! Muito interessante essas histórias, né? rs

E as fotos do Mastronelli? Que isso? rsrsrs

Beijo

11:09 AM  
Blogger Divorciado said...

Olá Carioca, estou aprendendo aqui com vc.
Boa semana
Abraços.

11:26 AM  
Blogger Bofiscândalo said...

oal como vai? Qto tempo hein, mas smepre venho aqui me informar e estudar um pouco, afinal seu blog e uma aula de História...mas esse papa não me engana hein..rsrsrsabçaõ até mais

3:21 PM  
Blogger KAIKE said...

NOSSA.
BELA HISTORIA....
COMO SEMPRE TRAZENDO CULTURA AOS POBRES MORTAIS QUE SOMOS...
MAS ME DIZ UMA COISA, ONDE VOCÊ CONSEGUE ESSAS HISTORIAS.
BEIJÃO CARA

4:32 PM  
Anonymous Sergio said...

Ainda bem que temos um blog cultural, pois a maioria deveria ir para o aterro sanitário, pq só tem lixo.
Obrigado por nos presentear com tanta informação e cultura.
Abraço e um bom carnaval.

11:29 PM  
Anonymous carioca said...

Lover→ São realidades que a Igreja Católica tenta fazer com que as pessoas esqueçam, né?

Kaká→ rsGostou, é? Eu só não achei o nome de nenhum filme dele, mas...
Beijo, amigo.

Divorciado→ Boa semana pra você também. Abraços.

Bofiscândalo→ Há um tempão que eu não passo lá no seu blog também, né? Mas vou passar, pode deixar
Abração!

Kaíke→ Eu sempre gostei de estudar História. Aliás, ajuda muito a gente a ver quem são os heróis e os volões do Mundo atual.

Sérgio→ Bom, cada blog tem um estilo, né?
Bom Carnaval pra você também.

3:27 AM  
Blogger Mariposo-L said...

Acho , que faltei nesta aula, ainda bem qeu vc colocou aqui !

9:41 PM  
Anonymous carioca said...

rsrs É engraçado como o pessoal sempre gosta dos posts históricos, né?

3:34 AM  

Postar um comentário

<< Home