7/15/2007

E NA FINLÂNDIA...

Oi!!!

Bom início de semana!
Em comemoração ao dia de hoje, não se esqueçam de dar uma olhada no post embaixo desse aqui, tá?rs
Bom, hoje a gente vai falar um pouquinho sobre um apresentador, ator e dançarino finlandês que é gay assumido: o Jani Toivola.

Ele nasceu em Länsi-Suomen Iääni, em 1977. E é filho de pai queniano e mãe finlandesa. Ou seja, ele é meio africano e meio escandinavo.
Se mudando pra New York no final dos anos 90, o Jani estudou no HB Acting Studio, de 1999 a 2002.
O 1º trabalho de mais destaque dele foi no filme Kuilu Mielessä, em 2003.
O 1º trabalho do Jani na televisão foi na 2ª temporada do seriado Käenpesä, em 2005, com o personagem Samir Kibaki.
Nesse mesmo ano, ele teve no teatro, com a peça Hairspray.
Em 2006, ele teve em outro seriado: Ähläm Sähläm. Dessa vez, interpretando o personagem Heikki.
Nesse mesmo ano, o Jani deu vida ao personagem Ahmed Mattila, em Osasto 5, outro seriado.
Ainda em 2006, ele teve no teatro, com a peça Sorsastaja.
Agora, em 2007, o Jani tem aparecido mais como convidado em alguns programas da televisão finlandesa.
Atualmente, ele tá trabalhando como apresentador na TV The Voice, uma emissora musical da televisão finlandesa. Geralmente, é ele quem apresenta os novos lançamentos musicais.
Ele também apresenta o programa Idols, junto com a Ellen Jokikunnas.
O Jani já se apresentou em teatros como o Helsingin Kaupungin Teatteri e o Suomen Kansllisteatteri.
Sobre a vida pessoal dele, pouco se sabe, porque ele não fala muito sobre isso.
Bom, já que a gente tá falando na Finlândia, vou só dar uma palavrinha sobre os direitos dos homossexuais por lá. Aliás, isso é até curioso... Sabem que até 1971, 6 anos antes do Jani nascer, a homossexualidade era considerada crime leve na Finlândia?! Quem transasse com uma pessoa do mesmo sexo era condenado a 2 anos de prisão! Mas foi naquele ano que o contato sexual entre pessoas do mesmo sexo deixou de ser crime. Só que falar sobre o assunto em público continuava sendo ilegal. Ou seja, podia fazer, mas não podia dizer em público que tinha feito!rs
Só em 1995 é que a homofobia passou a ser considerada crime na Finlândia (é mais ou menos a mesma lei que tão querendo implantar aqui no Brasil, né?). E em 2001, foi legalizada a união civil entre pessoas do mesmo sexo por lá.
Assim como acontece na Suécia, vizinha da Finlândia, as coisas por lá costumam ser mais tranqüilas nesse sentido (falei sobre isso aqui quando fiz o post sobre o Rei Carl XVI, em Maio). Pelo menos na maioria das vezes, né?

Today, we’ll talk a little about the Finnish actor, dancer and showman who’s openly gay: Jani Toivola.
He was born in Länsi-Suomen Iääni, in 1977, to a Kenyan father and a Finnish mother. So, he’s half African and half Scandinavian.
Jani moved to New York in the late 90s. And he studied at HB Acting Studio, from 1999 to 2002.
His 1st more famous time as an actor was in
Kuilu Mielessä (2003). And his 1st time as a TV actor was in the 2nd season of the TV series Käenpesä
(2005). His character was Samir Kibaki.
At that time, Jani was also in the theater play
Hairspray.

En 2006, Jani estuvo en el serial
Ähläm Sähläm, como Heikki, y también en el serial Osasto 5,
como Ahmed Mattila.
En el mismo año, él estuvo en la pieza teatral
Sorsastaja.
Jani puede ser visto cási siempre en shows de la televisión finlandesa.
Hoy, él trabaja como presentador en la TV The Voice, presentando los nuevos cantantes y sus canciones. Y se puede verlo también en
Idols,
junto a Ellen Jokikunnas.
Jani estuvo ya en teatros como el Helsingin Kaupungin Teatteri y el Suomen Kansllisteatteri.
No se sabe mucho de su vida personal.

Parlando dei diritti dei gay in Finlandia, fino al 1971, le relazioni sessuali fra persone dello stesso sesso era un delitto: chi l’avesse fatto era in arresto per 2 anni! E quando questo è lasciato perdere, era ancora un delitto parlare di omosessualità in pubblico. Un gay o una lesbica poteva fare il sesso, ma non poteva ancora dirlo in pubblico.
Nel 1995, l’omofobia è diventata un delitto in Finlandia. E dal 2001 si può avere l’unione civile fra le persone dello stesso sesso, così come nella vicina Svezia (ho parlato di questo qui nel post del Re Carlo XVI, in Maggio).
Nella Scandinavia, quasi sempre, le cose sono un po’ più facile per gli omosessuali che in altre parti del Mondo, vero?
Até mais!

9 Comments:

Blogger Apenas Alguém said...

ie
eu tenho 1.78
mas é pq sou fortinho
não tenho mta coisa acumulada em um lugar específico não
não tenho nem gordura extra
está normal
srsrsrsrsrs
abração
té mais

2:39 PM  
Blogger RIC said...

Mesmo na Escandinávia, a Finlândia é um mundo à parte. Ainda hoje é pouco comum alguém assumir-se abertamente como homossexual, não por receio de represálias directas ou indirectas, mas porque ainda não passou o tempo suficiente para a pequena mudança de mentalidade que faz toda a diferença.
Abração! :-)

7:28 PM  
Blogger hotspot_fortaleza said...

adoro os seus posts ... abraços

(=^.^=)

HOTSPOT FORTALEZA
http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

7:44 PM  
Blogger carioca20 said...

Bonitinho ele!

E pelo visto as coisas na Finlândia andam bem mais rápido que aqui no Brasil... falta efetivamente uma lei contra atos de homofobia, apesar da constituição já prever.

Estou de volta meu conterrâneo hehehe. Se quiser aparece por lá.

Bjao.

1:54 AM  
Anonymous Leo Carioca said...

Apenas Alguém→ rs Tá certo!
Abração! Até mais!

Ric→ É. Eu suponho que muita gente ainda se manifeste contra, né?
Abração!

Hotspot_Fortaleza→ Obrigado!
Abraços!

Carioca 20→ Bem-vindo de volta!
Amanhã vou passar lá no seu blog (agora tô indo dormir que já tá de madrugada, né?rs), com certeza!
Beijão!

3:25 AM  
Blogger Trintinha said...

Amigooooooooooooooo! blz? Nossa, agora vc foi longe, hein? Nuncas ouvi falar desse cara... Rssss... Beijos!

5:18 PM  
Anonymous Leo Carioca said...

É. Realmente a gente ouve falar pouco sobre a Finlândia aqui no Brasil, né?rs
Beijos!

12:27 AM  
Blogger Mariposo-L said...

Aff , nunca ouvi falar nele, nos filmes que ele fez ....

2:14 PM  
Anonymous Leo Carioca said...

É o que eu já disse: o que se passa na Finlândia não chega muito ao Brasil.

3:36 AM  

Postar um comentário

<< Home